09/02/2023 | 00:10
Precisamos de mudanças profundas
O futebol do RN pede mudanças. E, mudanças para ontem, e não para amanhã. Tivemos dois clubes na série B num passado bem recente. Os dois caíram para a série D. Hoje temos o ABC de volta a série B e o América de volta a série C. Porém, nosso futebol continua mais pobre do que nunca. Os clubes endividados. Dirigentes (na sua maioria) sem compromisso algum com o nosso futebol. Muitos pensando apenas neles e em se locupletar no futebol. Nepotismo. Troca de favores. Campeonatos com estádios sem laudos. Mudanças de tabela há 48h do início de uma partida. Clubes passando a “cuia” para receberem hospedagem, alimentação, transporte e arbitragem, quando todas as federações do Brasil dão isso aos seus filiados. Até quando os clubes do futebol do RN ainda continuarão aceitando migalhas? Precisamos de um futebol mais forte. Mais competitivo. Ou os clubes acordam ou num futuro breve poderão se tornar um novo Alecrim.
Acredito que hoje seja a última oportunidade
O Alecrim tem hoje, contra o Globo, a sua última oportunidade de tentar escapar da degola no estadual. Qualquer outro resultado que não seja uma vitória levará o verdão para disputar com o último do outro grupo a queda para a Segunda Divisão. É hoje ou nunca.
Venceu
O ABC venceu ontem ao Força e Luz por 1×0, gol do zagueiro Jhonnathan. Não foi um bom jogo. Para o ABC valeu pela vitória. Com o resultado a equipe alvinegra chegou aos 19 pontos e agora vai encarar o América no domingo no clássico rei.
Arrogância/soberba/prepotência
Muricy Ramalho sempre disse que, “o futebol não aceita desaforos”. E, quando você acrescenta a isso arrogância, soberba e prepotência, o final é sempre o pior possível. Os vídeos que viralizaram do diretor do Flamengo, Marcos Brás, puxando o coro do; “Real Madrid, pode esperar a sua hora vai chegar”, apenas mostram o despreparo de um dirigente que esquece de combinar os resultados com os adversários, pois antes do Real Madrid o Flamengo tinha pelo frente o Al-Hilal no Mundial de Clubes. Não preciso nem dizer o final do filme. Um pouco de respeito não faz mal a ninguém.
Saíram os adversários
ABC e América conheceram seus adversários na primeira fase da Copa do Brasil. O alvinegro enfrentará o Tuntun-MA. Já a equipe rubra enfrentará o Iguatu-CE. Acredito que nossos dois representantes tem tudo para passar de fase.
Agora é o clássico
Passados os dois jogos de ontem de ABC e América, tidas às atenções agora se voltam parado clássico de domingo no Arena das Dunas. Clássico é um campeonato à parte. Clássico não tem favorito.
Não se substitui
O técnico do Flamengo, Vitor Pereira, errou feio na derrota para o Al-Hilal, ao sacar seus dois melhores jogadores. Os de qualidade. Os que podem decidir num lance individual. Sacar Arrascaeta e Éverton Ribeiro quando se precisa vencer uma partida é abrir mão de uma possível vitória. O “portuga” pisou feio na bola. Mesmo que Arrascaeta e Éverton não estivessem rendendo (e não era o caso), ambos são diferenciados.
Lucas Lima nunca foi reforço
O Santos anunciou a contratação (volta) de Lucas Lima, que deixou o clube para ir jogar no Palmeiras. No alviverde Lucas não rendeu e foi emprestado ao Fortaleza. No tricolor também não rendeu e foi dispensado. Agora está de volta ao Santos como reforço. Reforço? Bom, foi assim que foi anunciado. Aguardemos.