BUSCAR
BUSCAR
Corrupção

Justiça pode afastar prefeito de Extremoz por fraude em licitação

No início do mês, juiz determinou o bloqueio de bens de Joaz e mais oito
Redação
31/12/2019 | 06:00

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Justiça pode afastar do cargo o prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira. O gestor é acusado de envolvimento em um suposto esquema de desvio de recursos públicos a partir de fraude em licitações e superfaturamento de contratos com uma empresa da área de iluminação pública.

No início do mês, o juiz Diego Costa Pinto Dantas, da Comarca de Extremoz, determinou o bloqueio de bens de Joaz Oliveira, da empresa envolvida no suposto esquema e de outras oito pessoas, incluindo o ex-vereador e empresário Valdemir Cordeiro Lopes, mais conhecido como Mica. Ao todo, foram bloqueados bens no valor de quase R$ 2,5 milhões, equivalentes ao que teria sido desviado da Prefeitura.

Joaz Oliveira Prefeito de Extremoz 18 e1607940440750

Além do bloqueio de bens, o magistrado mandou afastar de cargos públicos todos os envolvidos. A exceção foi justamente o prefeito, entretanto, o juiz abriu margem para que a decisão seja revista posteriormente.

“Determino (…) o afastamento cautelar dos cargos em relação a todos os demandados que tenham algum tipo de vínculo com a Administração Pública, à exceção da pessoa do demandado Joaz Oliveira Mendes Silva, decisão esta que pode ser revista durante o trâmite processual”, escreveu o juiz.

O suposto esquema é investigado pelo Ministério Público desde 2017. O órgão acusa irregularidades em três contratos firmados pela Prefeitura de Extremoz, já na gestão de Joaz Oliveira, com a empresa RB Locações e Construções Eireli – ME, para prestação de serviços na área de iluminação pública.

Para o Ministério Público, as pessoas e empresa investigadas teriam formado um esquema articulado desde as eleições municipais de 2016 para, dentro da gestão de Joaz Oliveira como prefeito, obterem vantagens financeiras por meio da prática de atos em prejuízo ao erário público.

A empresa beneficiada seria, na realidade, de Mica, então aliado do prefeito. Na interpretação do juiz, há “fortes demonstrações” de que isso aconteceu. Segundo o MPRN, há indícios de favorecimento, fraude e superfaturamento em benefício da empresa vencedora do certame.

À Justiça, o Ministério Público relatou, ainda, que, no curso das investigações, houve ocultação de documentos, exonerações de cargos comissionados ligados a um dos investigados e obstrução de acesso ao Portal da Transparência.

Novo prefeito de Nísia Floresta define educação, geração de emprego e saúde como prioridades da sua gestão
Um dos projetos que Gustavo destacou como peça-chave para a geração de emprego é a criação de um Distrito Industrial na BR-101
12/01/2025 às 14:04
Na próxima encarnação, quero o ego de um homem branco, diz presidente da Petrobras
Presidente da Petrobras desde 2024, engenheira destaca trajetória marcada por enfrentamentos e avanços na diversidade de gênero
12/01/2025 às 09:59
Eduardo Bolsonaro contesta Moraes sobre convite de Trump: “Não há razões para duvidar”
Deputado defende viagem de Jair Bolsonaro e questiona retenção de passaporte
12/01/2025 às 08:26
“Governo da Venezuela é uma ditadura e como ditadura deve ser tratado”, diz Randolfe
Líder do governo Lula no Congresso defende postura mediadora do Brasil, mas classifica regime de Maduro como autoritário
12/01/2025 às 07:26
Paulinho Freire recebe prefeito Alysson Bezerra e ex-senador José Agripino
Gestores dialogaram sobre o desenvolvimento de Natal e Mossoró e defenderam entendimentos para o avanço dos municípios
11/01/2025 às 14:32
General Girão é condenado a pagar R$ 2 milhões por incentivar atos antidemocráticos
Deputado federal também terá que excluir postagens nas redes sociais e realizar ações públicas em defesa da democracia
11/01/2025 às 10:49
Moraes manda Bolsonaro comprovar convite para posse de Trump
Ministro do Supremo argumenta que a defesa só apresentou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com remetente desconhecido
11/01/2025 às 10:38
Subsídio manterá preço com melhorias no transporte, diz nova gestão da STTU
Projeto prevê equilíbrio financeiro e modernização do sistema sem repassar custos aos usuários
11/01/2025 às 05:16
Festival Pôr do Som marca o verão de Natal com música
Com mais de 11 atrações na programação, evento acontece entre os dias 29 a 1º de fevereiro, no Complexo Cultural Rampa e na Sede Cultural DoSol
11/01/2025 às 05:06
“Sou de esquerda e digo que o governo de Maduro é ditadura”, diz presidente do Chile
Gabriel Boric critica perseguições na Venezuela e reforça posição diplomática do Chile
10/01/2025 às 20:35