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Educação
Undime/RN lança pesquisa para avaliar atual cenário da educação pública no Estado
Objetivo é sistematizar dados para a elaboração de um diagnóstico da Rede Municipal de Ensino neste período de pandemia.
Redação
06/07/2020 | 08:39

Com o objetivo de sistematizar dados para a elaboração de um diagnóstico da Rede Municipal de Ensino neste período de pandemia, a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN) inicia, nesta segunda-feira (6) e segue até o próximo dia 15, uma pesquisa on-line destinada a dirigentes municipais de educação, gestores escolares, professores e estudantes da Rede Municipal dos 167 municípios potiguares (veja os links de acesso aos questionários no final da matéria).

A pesquisa usará questionários específicos, para cada um dos segmentos citados, com perguntas relacionadas ao período de suspensão das atividades presenciais e aulas remotas. O intuito é compreender o desenvolvimento do Plano de Ação e Atividades criadas pelos municípios, para contribuir com a reorganização do calendário e do currículo escolar, durante o período de pandemia, e identificar informações sobre os professores, como local de trabalho, a jornada, saúde, rotina e acesso à internet, além do desenvolvimento de atividades remotas.

Os estudantes também são o foco do levamento. Ele ou o seu responsável poderá responder o questionário, para que as escolas possam, a partir dos dados, criar estratégias de retorno às aulas presenciais ou dar continuidade às atividades remotas.

De acordo com o professor Alexandre Soares Gomes, presidente da Undime/RN e Dirigente Municipal de Educação de Monte Alegre, todas as questões devem ser respondidas de acordo com cada realidade, para que a pesquisa seja fidedigna e apresente o atual contexto da educação potiguar.

“O que queremos saber é sobre a condição atual de cada cidade, e isso inclui a todos: dirigentes, gestores escolares, professores e estudantes. Queremos ouvir a voz de todos que fazem parte da escola, para que possamos, a partir das respostas dadas, contribuir da maneira mais precisa no Grupo de Trabalho Estadual do qual nossa instituição faz parte, para que assim o plano de retorno seja seguro. Ou, ainda, se for necessário, dar continuidade com aulas remotas. Tudo será avaliado com muito cuidado e respeito à vida”, explica o professor.

A pesquisa conta também com o apoio técnico de professores e estudantes do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para ter acesso aos questionários, acesse os links abaixo:

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