BUSCAR
BUSCAR
Dicas
Saiba como se proteger da Covid-19 ao sair de casa
Quando houver necessidade de sair, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a transmissão da doença
Redação
29/04/2020 | 06:00

O isolamento social tornou-se uma das principais medidas de prevenção à Covid-19. A recomendação para a população é ficar é casa. No entanto, quando houver necessidade de sair, é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a transmissão da doença.

Cuidado com as roupas

Ao voltar para casa, coloque as roupas para lavar. Mergulhe-as por quinze minutos em uma solução feita com quatro colheres de sopa de água sanitária e um litro d’água. Em seguida, faça o enxágue com água corrente. Os produtos não comestíveis podem ser limpos com álcool 70%, que também é eficaz na limpeza de embalagens como caixa de leite, sacos de arroz, feijão e macarrão.

Supermercados e bancos

A ida ao supermercado ou bancos, por exemplo, deve ser planejada para que o tempo de permanência no estabelecimento seja o menor possível.

Limpeza da casa

Limpar a casa faz toda a diferença neste período de quarentena. Christianne Takeda ressalta que a limpeza seja feita uma vez ao dia. “A limpeza da casa é uma forma de proteção. É necessário abrir portas e janelas, varrer a casa e utilizar um pano úmido com água sanitária, respeitando as instruções na embalagem do produto.

É fundamental limpar a superfície dos móveis com álcool 70% e as maçanetas de portas com água sanitária diluída em água. Adotando essas medidas todos ficam mais protegidos”, explica a especialista.

Atenção ao voltar da rua

Quando voltar para casa, tire os sapatos e, caso seja possível, deixe-os do lado de fora. Objetos como bolsa, carteira e chaves devem ser guardados em uma caixa. Depois tome um banho e higienize as mãos antes de tocar em superfícies ou móveis. As roupas usadas devem ser lavadas. Faça a higienização de frutas e verduras antes de colocá-las na geladeira.

Confira outras dicas importantes:

Não use relógio, anéis e pulseiras para facilitar a higienização das mãos. Prenda o cabelo.

Se for utilizar transporte público, siga a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.

Evite tocar em qualquer objeto ou superfície.

Leve lencinhos descartáveis e, se possível, use-os para tocar superfícies de uso comum, como maçanetas. Se não for possível, higienize as mãos em seguida com álcool em gel.

Após o uso de lenço de papel, descarte-o no lixo.

Não cumprimente as pessoas com aperto de mão, beijo e abraço.

Após utilizar dinheiro ou cartão, lave as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize álcool em gel 70%.

Não toque o rosto, especialmente olhos, boca e nariz antes de higienizar as mãos com água e sabão.

Mantenha distância de, no mínimo, dois metros das pessoas. Principalmente daquelas que estiverem tossindo e/ou espirrando.

Não faça desinfecção do carro por fora. Feche a porta e siga a viagem.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.