30/09/2016 | 18:03
Os estudantes do Instituto federal do Rio Grande do Norte ocuparam entre a noite da última quarta-feira (28) e a manhã desta sexta-feira (30) o campus central da unidade. A desocupação só ocorreu porque a escola é um dos locais de votação na eleição que acontece neste domingo (02).
Felipe Duarte, estudante de Geologia e diretor de comunicação do Grêmio Estudantil, disse que as motivações foram “os retrocessos que vêm acontecendo, os cortes na educação, fora Temer, as medidas que afetam servidores e a reformulação no Ensino Médio”. Chamar atenção da população e da mídia para essas questões é primordial, completou.
Durante a ocupação, que contou com cerca de 80 estudantes de diversos campus do IFRN, houve assembleias e rodas de discussão sobre as pautas, esses espaços de conversa tiveram a participação de aproximadamente 200 estudantes, segundo Felipe.
A articulação do acampamento partiu de reunião da Rede de Grêmios do IFRN após uma viagem feita para Brasília, juntamente com o Sinasefe. As aulas nos dois dias de ocupação ficaram suspensas para algumas turmas, nem todos os professores aceitaram parar suas atividades.