BUSCAR
BUSCAR
Otimismo
Lojistas apostam num crescimento acima dos 5% no período natalino
Animados pelos resultados da Black Friday e com o otimismo renovado pela eleição de Bolsonaro, comerciantes esperam o melhor de Papai Noel
Marcelo Hollanda
30/11/2018 | 11:18

A expectativa do comércio da capital no período natalino é um crescimento entre de 4,5% a 6% nas vendas. A confiança nestes percentuais é do presidente da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), Augusto Vaz, no caso dos 4,5%, e do presidente da Associação dos Lojistas do Midway Mall, Denerval Júnior, no caso dos 6%.

Ambas as apostas se baseiam nos excelentes resultados da Black Friday, encerrada no último dia 29 e que deixou um gostinho de “quero mais” entre os comerciantes e nas perspectivas otimistas abertas com a eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República.

“Mas como o Natal é um evento onde a motivação é outra e, ao contrário da Black Friday, não se apoia basicamente em promoções, o motivo do otimismo está na confiança do consumidor que as coisas podem melhorar na economia com o novo governo eleito”, diz Augusto Vaz.

Já para Denerval Júnior, presidente da Associação de Lojistas do Midway Mall – shopping que faturou no ano passado R$ 1,2 bilhão – a expectativa de crescimento de 6% em relação ao ano passado decorre de uma intuição: no poderio e na resposta comercial dos frequentadores de um dos maiores centros de compra do Nordeste.

As dificuldades que poderiam empalidecer essas boas expectativas já passaram. A própria Black Friday e o Carnatal, que costumam limpar o bolso dos consumidores do Natal propriamente dito, já são eventos precificados e contabilizados pelo comércio ao projetarem suas compras de fim de ano para reposição de estoque.

“Nosso maior problema, eu diria, está no atraso do pagamento do 13º do funcionalismo público, o que é sempre um limitador importante no faturamento das lojas”, lembra Denerval Júnior.

Mas, como diz Augusto Vaz, da CDL, são limitadores já incorporados às contas e o que se espera agora é uma renovação de esperanças que acaba sempre se refletindo nas caixas registradoras.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.