BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia
Indústria de reciclagem lança aplicativo para facilitar destinação correta de resíduos
Setor gera cerca de dois mil empregos formais – número que deve aumentar devido à flexibilização das leis trabalhistas e também por haver muitos profissionais sem carteira
Redação
24/11/2018 | 12:01

O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (Sindirecicla-RN), Roberto Serquiz, informou que os associados lançarão, no início do próximo ano, um aplicativo com o objetivo de facilitar o contato direto entre o gerador do resíduo e a indústria. “Queremos estabelecer este link. O aplicativo funcionará nos sistemas Android e Ios”, relata.

De acordo com o empresário, trata-se de um trabalho de paciência de registros de smartphones. Serquiz também anunciou que, em fevereiro, será lançado – no município de Arez – um plano piloto com uma unidade de resíduo. “Faremos um trabalho de educação ambiental e o material para recolher o material reciclado será enviado às escolas e pontos estratégicos na cidade”, explicou Serquiz. A ideia é despertar a comunidade e depois implantar os pontos de recolhimento em outros municípios.

O Sindirecicla é um sindicato com apenas três anos de atuação. Hoje, o setor gera cerca de dois mil empregos formais – número que deve aumentar devido à flexibilização das leis trabalhistas e também pelo fato de haver grande número de profissionais sem carteira assinada atuando no setor. No Rio Grande do Norte, a reciclagem industrial começou com oito empresas e hoje se encontra com 28. Em Natal, apenas 2% do lixo recebe coleta seletiva, o que significa uma ampla possibilidade de crescimento.

Por meio das empresas ligadas ao Sindirecicla, hoje são produzidos – no segmento de plástico – mesas, cadeiras, caixas, sacos e sacolas. Há três indústrias que trabalham com resíduos de construção civil, que exportam o ferro e o cabo reciclado para a Europa, Ásia e países da América Latina. “Há mais empresas de reciclagem utilizando o Porto de Natal do que se imagina”, reforçou Roberto Serquiz.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected].com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.