BUSCAR
BUSCAR
Coluna

Rogério Marinho insiste em ter vice do prefeito Allyson, fixa prazo e já aciona ‘plano B’

Confira a coluna de Saulo Spinelly desta sexta-feira 15
Saulo Spinelly
15/03/2024 | 07:54

O senador Rogério Marinho, que preside o Partido Liberal no Rio Grande do Norte, estabeleceu prazo para que o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) defina quem será seu companheiro de chapa na eleição municipal deste ano. Allyson não quer tocar o processo sucessório agora e deixará as definições mais para a frente, sem anunciar seu projeto político em relação ao seu companheiro de chapa. Mas, os partidos aliados estão impacientes em relação a essa definição. O líder do bolsonarismo no RN, Rogério Marinho, não aceita um não como resposta a sua proposta em participar da chapa majoritária local. Na possibilidade de Allyson não concordar com um vice do PL, o partido já definiu seu plano B, que seria lançar uma candidatura própria do bolsonarismo. Na verdade, os nomes do PL estão previamente estabelecidos. Outra alternativa pensada por Rogério seria o presidente da Câmara, Lawrence Amorim, que está saindo do Solidariedade para o PSDB, para ser candidato a prefeito de Mossoró nas eleições deste ano pela ala da direita. Marinho sempre faz questão de lembrar as ajudas financeiras transferidas para Mossoró no tempo em que foi ministro do Desenvolvimento de Jair Bolsonaro. Destacou também que o seu partido terá o maior tempo de rádio na propaganda eleitoral gratuita. Além do partido com maior tempo de rádio na campanha para prefeito, o PL também é a sigla com maior cota de recursos no Fundo Eleitoral. Dois fortes argumentos que poderiam sensibilizar o prefeito Allyson em sua campanha.

Fátima participa de reunião com partidos e apoiadores de Natália

Foto: José Aldenir/Agora RN
Rogério Marinho insiste em ter vice do prefeito Allyson, fixa prazo e já aciona ‘plano B’ - Foto: José Aldenir/Agora RN

A pré-candidata pelo PT à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides, se reuniu com representantes do PV, PCdoB, MDB, PDT e PRD para discutir as eleições de 2024. “A federação tem construído coletivamente a nossa pré-candidatura pensando em uma Natal que ofereça ao povo mais direitos e dignidade, e estamos em diálogo com partidos que acreditam nesse projeto”, pontuou Bonavides. A atividade teve a presença da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador Walter Alves e de toda a bancada do PT na Assembleia Legislativa: deputada Divaneide Basílio, deputada Isolda Dantas, deputado Francisco. Da Câmara Municipal de Natal também estiveram presentes o vereador Daniel Valença (PT), a vereadora Brisa Bracchi (PT), a vereadora Júlia Arruda (PCdoB) e o vereador Milklei Leite (PV). Outras lideranças políticas também compõem a construção, como o deputado estadual Hermano Morais (PV), a ex-deputada Márcia Maia, o presidente municipal do MDB, Júlio Protásio, e o presidente do PRD, Getúlio Batista.

Candidato da oposição em Caraúbas, Novinho escolheu o MDB

O empresário Novinho Praxedes escolheu o MDB para ser candidato a prefeito de Caraúbas. Ele conseguiu unir em torno do seu nome o apoio da oposição liderada pelo grupo do empresário Ademus Ferreira e do deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB), que, apesar de estar no PSDB, comanda o MDB daquela região. Novinho enfrentará o vereador Givago, sobrinho do prefeito Juninho Alves. O MDB do vice-governador Walter Alves vai disputar as eleições com 47 prefeitos candidatos à reeleição ou apoiando sucessores.

Marinho cada vez mais forte no senado

Líderes de partidos de oposição ao Governo Lula acreditam que o senador Rogério Marinho (PL-RN) é o nome mais forte no momento para presidir a Casa a partir do próximo ano. Rogério foi derrotado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no ano passado. A favor do potiguar, contam a proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o fato de ele fazer parte da segunda maior sigla da Casa, atrás apenas do PSD. Ele também é líder da oposição no Senado.