O Ministério Público Federal (MPF) iniciou o envio, aos prefeitos do Rio Grande do Norte, de uma recomendação para que providenciem, até o fim deste ano, a prestação de contas de todos os recursos utilizados em 2024 por meio da plataforma Transferegov.br. O objetivo principal é garantir a transparência e a eficácia na aplicação das verbas das chamadas ‘emendas PIX’.
O documento requer, ainda, o fornecimento imediato dos dados das contas bancárias específicas abertas para a movimentação dos recursos dessas emendas, bem como as informações detalhadas sobre o valor total recebido e a destinação prevista. Após receberem os pedidos, os prefeitos terão dez dias para informar se acatam ou recusam as solicitações do MPF. Em caso de descumprimento, os procuradores poderão adotar medidas extrajudiciais ou mesmo ingressar com ações judiciais contra os gestores.
Codern deverá ter novo diretor
O mossoroense sangue bom Lairinho Rosado está cotado para assumir uma das diretorias da Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte), que é uma autoridade portuária brasileira que administra e explora os terminais portuários do Estado do Rio Grande do Norte. O mossoroense pode assumir a diretoria Técnica e Comercial. Essa função vinha sendo ocupada pelo atual presidente da Companhia, Paulo Henrique. Lairinho pode ir, ainda, para a Gestão Administrativa Financeira, ocupada interinamente por Francisco Josefran de Aquino. Ambos indicados pelo PT: Paulo pela deputada federal Natália Bonavides e Francisco pelo deputado federal Mineiro.
A indicação do ex-vereador Lairinho para a Codern é do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e presidido no Rio Grande do Norte pela ex-deputada Larissa Rosado. Vale ressaltar que, apesar de ser indicação política, Lahyre Neto (nome oficial) tem competência e formação suficiente pra tal cargo. É publicitário e administrador com experiência, além de ter passado pelo Legislativo, o que ajuda em qualquer espaço ocupado no serviço publico. Na torcida. Ganha a Codern.
Vereador cobra as portas abertas de Lula
O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) questionou a governadora Fátima Bezerra (PT) sobre a informação citada por ela e pela candidata a prefeita pelo mesmo partido, Natália Bonavides, de que ambas tinham o prestígio e proximidade com o presidente Lula. O questionamento de Kleber foi feito durante a Sessão Ordinária da última terça-feira 5, na Câmara Municipal do Natal. Em sua fala, Kleber lembrou da falta de medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). “A Unicat, da mesma forma, sem medicamentos. Inclusive, faltam medicamentos de uso contínuo e para tratar doenças graves. Então, se o Governo do PT e Natália têm tem tanta aliança com o Governo Federal, por que não aproveitam para viabilizar recursos e investimentos para salvar a vida do povo?”, questionou.
Mudanças nas bancadas na ALRN
A maior bancada da Assembleia Legislativa do RN está totalmente dividida, com parte apoiando o governo de Fátima Bezerra (PT) e parte sendo oposição. Mas o ninho tucano não será mais o mais volumoso da Casa. Os quatro de oposição deixarão a sigla e ingressarão no PL: Gustavo Carvalho, José Dias, Tomba Farias e Dr. Kerginaldo.
Comércio eleitoral de Trump a Bolsonaro
O palanque de Donald Trump nos Estados Unidos foi transformado em ponto comercial, vendendo itens que não têm conexão com a campanha presidencial. Entre os itens comercializados, estão livros, relógios, criptomoedas, desodorantes, garrafas de água, tênis e ate Bíblias da marca Trump.
Transição de Paulinho
A equipe de transição do prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), sai hoje no Diário Oficial do Município. Sob a coordenação da vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, a equipe será composta por 50 integrantes, divididos entre representantes da atual administração do prefeito Álvaro Dias e membros indicados pela nova gestão. A equipe de transição terá como objetivo assegurar um processo eficiente e transparente, facilitando o acesso às informações e continuidade das ações e projetos em andamento na cidade.