BUSCAR
BUSCAR
Saulo Spinelly

Fátima diz que Walter perdeu a “chance mais especial da vida”

Confira a coluna de Saulo Spinelly desta quinta-feira 12
Saulo Spinelly
12/02/2026 | 07:19

Em um encontro com jornalistas e diretores de veículos de comunicação, nesta quinta-feira, a governadora Fátima Bezerra não economizou nas palavras ao comentar a saída do vice-governador Walter Alves da base governista para abraçar a pré-candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

Classificando o movimento como “abrupto”, Fátima disse lamentar a decisão e avaliou que o vice “cometeu um equívoco”. Foi além: afirmou que Walter pode ter “jogado fora a chance mais especial” da vida política dele, a de assumir o Governo do Estado podendo disputar reeleição com o apoio do presidente da República.

Fátima Bezerra
Fátima Bezerra - Foto: Eduardo Maia/ALRN

A declaração eleva o tom da crise dentro da antiga aliança e deixa claro que a ruptura não é apenas administrativa, mas política e emocional. Nos bastidores, o recado foi entendido como definitivo: o ciclo MDB–PT, ao que tudo indica, chegou ao fim.

A FORÇA DE BABÁ

A movimentação na Avenida Floriano Peixoto tem chamado atenção nos bastidores da política potiguar. O escritório do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, pré-candidato ao Governo do Estado, virou ponto de peregrinação de prefeitos de várias regiões do Rio Grande do Norte.

Nos corredores, o comentário é um só. A articulação tem nome e sobrenome: Babá. Pré-candidato a vice-governador na chapa de oposição, o presidente da Femurn tem sido o responsável por abrir portas e construir pontes com os prefeitos. Respeitado entre os gestores e com trânsito fácil no interior, Babá Pereira “chegou chegando”, mostrando na prática por que sua escolha para compor a majoritária foi considerada estratégica.

Mais do que compor, ele soma. E, pelo visto, soma muito.

POSIÇÃO FIRME

Quem tem conversado com a deputada federal Natália Bonavides ouve uma resposta direta, sem rodeios: é zero a possibilidade de ela trocar o projeto de reeleição à Câmara dos Deputados por uma candidatura ao Senado em 2026.

Cotada nos bastidores como nome competitivo para a disputa majoritária e apontada como potencial campeã de votos no próximo pleito, Natália reafirma que o desenho do PT no Rio Grande do Norte já está posto. O projeto prioritário do partido e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a candidatura da governadora Fátima Bezerra ao Senado.

Nos bastidores, a leitura é clara: o PT quer evitar ruídos internos e fechar questão desde já. Natália joga no coletivo e, ao menos por enquanto, não muda uma vírgula do roteiro.

DOBRADINHA COM IDENTIDADE E CAUSA

A vereadora Thabatta Pimenta confirmou, em entrevista à 98 FM Natal, que fará dobradinha em 2026 com o influenciador e ativista da diversidade Ivan Baron.

Thabatta será candidata a deputada federal, enquanto Ivan disputará uma vaga na Assembleia Legislativa. A parceria vai além da estratégia eleitoral: ambos têm atuação destacada em pautas ligadas à população LGBTQIA+ e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, bandeiras que devem estar no centro do discurso da dupla.

A leitura é que a dobradinha une representatividade, engajamento digital e militância organizada. Em um cenário cada vez mais segmentado, a aposta é transformar identidade em capital político.