BUSCAR
BUSCAR
Opinião Agora RN

Condenado por falsidade ideológica, secretário de Allyson cotado para vice é exonerado

Confira a coluna de Opinião deste sábado 20
Redação
20/04/2024 | 07:30

Cotado para ser vice do prefeito Allyson Bezerra nas eleições des- te ano, o advogado Kadson Eduardo deixou ontem o cargo de secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

O motivo é o mesmo que o impediu de assinar a ficha de filiação do PSD. Ele tem condenação por falsidade ideológica, com trânsito em julgado, e pena de 2 anos de prisão (em regime aberto) e 10 dias multa, com base no artigo 304 do Código Penal. A sentença é da 12a Vara Federal, com sede em Pau dos Ferros, que acolheu denúncia do Ministério Público por falsificação de documento público.

Condenado por falsidade ideológica, secretário de Allyson cotado para vice é exonerado - Foto: Edilberto Barros
Condenado por falsidade ideológica, secretário de Allyson cotado para vice é exonerado - Foto: Edilberto Barros

Kadson era o sonho do prefeito Allyson Bezerra para ser seu companheiro de chapa, como candidato a vice.

Caso em 2026 Allyson (uma vez reeleito este ano) renunciasse para concorrer ao Governo do Estado, Kadson Eduardo assumiria o Palácio da Resistência por dois anos e oito meses.

O advogado foi trazido para Mossoró pelo prefeito e hoje funciona como uma espécie de “faz tudo” da administração. Inclusive era o secretário que cuidava dos contratos do “Mossoró Cidade Junina”.

FICHA LIMPA

Pela Lei da Ficha Limpa Municipal sancionada em 12 de abril de 2012, Kadson deveria ser exonerado do cargo por ter condenação transitada em julgado, da qual não cabe mais recurso. Além disso, o crime pelo qual foi condenado é contra a fé pública, tema tipificado na Lei da Ficha Limpa Municipal.

Apesar da situação, a exoneração do secretário, assinada pelo prefeito Allyson Bezerra e publicada ontem à noite no Diário Oficial do Município, saiu como “a pedido”.

REPERCUSSÃO

O fato de um auxiliar do prefeito de Mossoró responder por falsificação de documento público é muito grave. Importante lembrar que, até poucas horas atrás, Kadson estava organizando os contratos das bandas e atrações que vão se apresentar em junho, no Mossoró Cidade Junina. O fato vem repercutindo na capital do Oeste.

MOSSORÓ CIDADE JUNINA

Falar nisso, a Prefeitura de Mossoró apresentará ao trade turístico e a jornalistas convidados o “Mossoró Cidade Junina” 2024. O evento acontecerá na terça-feira 23, no auditório do Sesc Rio Branco, em Natal. Entre as atrações que irão abrilhantar a programação deste ano estão: Alok, Gusttavo Lima, Luan Santana, Murilo Huff, Léo Santana, Jorge e Mateus, entre outros.

2026

O prefeito Allyson Bezerra já se afastou do senador Rogério Marinho e do PL, que queriam colocar o vice ligado ao bolsonarismo. Rogério tem planos de ser candidato a governador em 2026. O nome de Allyson já foi defendido pelo União Brasil, e pelo ex-senador José Agripino Maia, padrinho de liberações e articulações de recursos em Brasília.

MERECIMENTO

Desde o fim de 2023, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte não definiu ainda o substituto do desembargador Gilson Barbosa, que se aposentou compulsoriamente aos 75 anos. Desde dezembro, o juiz convocado Ricardo Tinoco substitui o titular, enquanto aguarda a escolha por merecimento do novo desembargador. O presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, anda conduzindo os trabalhos. Estamos terminando abril e ainda nada.

PARNAMIRIM

A vice-prefeita Kátia Pires quer levar o União Brasil para fortalecer o palanque da ex-vereadora Professora Nilda (Solidariedade). Kátia ainda sustenta que é candidata a prefeita, pois quer também levar o PSDB como parte da sua bagagem. José Agripino Maia e o ex-de- putado Kelps Lima, articulador de Nilda, agora não param de trocar telefonemas. A vereadora Carol Pires também vem incentivando a mãe a abraçar Nilda.

AREIA BRANCA

A prefeita Iraneide Rebouças reforçou o seu PSDB na região da Costa Branca. Reeleita em 2020, ela agora vai apoiar o vice Dr. Bruno Filho (PSDB). O vereador Kinho de Berguinho será o companheiro de chapa. Os médicos Dr. José Alfredo e Dr. Beguinho também respaldam a chapa. Sete vereadores estão filiados ao PSDB na cidade. O adversário será o ex-deputado Souza Neto (União Brasil), caso consiga registrar sua candidatura. Souza responde processo sobre o esquema de fura-fila no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério Público Estadual (MPRN) ingressou contra ele pela prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva.

Pedido de Lula de voto em Boulos pode provocar de multa a inelegibilidade
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 03
03/05/2024 às 07:42
Falta de emendas pode travar pauta na Assembleia Legislativa
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 26
26/04/2024 às 07:36
Turma de Paulinho confiante que Álvaro Dias deve apoiá-lo
Confira a coluna de Opinião desta quinta 25
25/04/2024 às 07:40
Os bastidores entre as posições de Agripino e de Rogério estão fervendo
Confira a coluna de opinião desta quinta-feira 18
18/04/2024 às 11:00
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.