Se hoje você perguntar aos aliados do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) sobre quem terá o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), eles garantem que é Carlos. Agora, se a mesma pergunta for dirigida aos mais próximos de Paulinho Freire (União Brasil), eles afirmam que há uma esperança de que Álvaro suba em seu palanque.
Em entrevista à 96 FM na terça 23, o prefeito deixou as duas opções em aberto. E oficializou que um projeto próprio do Republicanos está descartado.
Sobre nomes que pode indicar de vice nas chapas de Carlos Eduardo ou Paulinho Freire, Álvaro destacou três: Joanna Guerra, Carlson Gomes e Thiago Mesquita, todos secretários hoje da Prefeitura do Natal.
Álvaro Dias prometeu que até o dia 15 de maio vai anunciar a decisão final.
O professor Joca, médico e amigo de Álvaro Dias, não foi destacado na entrevista como possível vice, mas uma fonte no Palácio Felipe Camarão disse à Coluna Opinião que Joca ainda não foi descartado.
RETORNO
Após ir a Brasília, onde cumpriu agenda na Esplanada dos Ministérios, a governadora Fátima Bezerra passou o dia ontem na Governadoria. Além de despachos com auxiliares, recebeu prefeitos do interior. Fátima prometeu melhorar RNs, entre outras ações.
AFOITO
Nome forte do Republicanos para vereador, Irapoã Nóbrega vem com tudo para a Câmara do Natal. Nesta semana, ganhou apoio de lideranças e cabos eleitorais que estavam com outros vereadores. A turma não anda gostando dessas investidas.
EMBAIXADA DA HUNGRIA
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concluiu que não há evidências que comprovem que Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo na Embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. Como revelou o The New York Times, o ex-presidente passou dois dias na missão diplomática em Brasília logo após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e ter o passaporte apreendido. A ida levantou suspeitas de que o ex-mandatário poderia ter buscado asilo político no local. Para Moraes, porém, a intenção de evasão do país não ficou comprovada. “Não há elementos concretos que indiquem —efetivamente— que o investigado pretendia a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do país e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento”, decidiu o magistrado.
LUPAS
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou inquérito para apurar denúncia de superfaturamento em contratos do projeto “Estação Natal”, da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). A portaria 5543871, da 19ª Promotoria do Patrimônio Público, é assinada pelo promotor de Justiça em substituição Hermínio Souza Perez Júnior. Trata-se de suposto superfaturamento no contrato de empresa sediada em Goiânia-GO e outra em Parnamirim-RN para instalação e ornamentação natalina nos anos de 2021 a 2023.
TEATRO
Ontem, o prefeito Álvaro Dias passou a tarde prestigiando o evento dos 75 anos da Fecomércio. Na ala das autoridades, também estavam o presidente da Câmara, Ériko Jácome, o deputado estadual Ubaldo Fernandes, e o presidente do TRE, desembargador Cornélio Alves. O Teatro Riachuelo estava lotado de convidados.
GOOGLE E ELEIÇÕES
O Google vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada após a atualização das regras para impulsionamento de propaganda eleitoral feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro. A Justiça Eleitoral anunciou que, no pleito deste ano, vai exigir, entre outras regras, que as plataformas digitais que oferecerem esse tipo de serviço de impulsionamento de conteúdo eleitoral precisam manter um repositório dos anúncios – o que foi considerado inviável pelo Google.
TERRA PLANA
No que acreditam os eleitores de Lula (PT) e os de Bolsonaro (PL)? A divisão de pensamentos e crenças é profunda em diferentes pontos, mas a maior parte dos apoiadores declarados, ao menos, concorda na forma de ver o nosso mundo ou, melhor dizendo, na forma dele, literalmente: redonda. E uma menor parcela deles empata também, percentualmente, no apoio à teoria conspiratória da Terra plana. Uma pesquisa Datafolha entrevistou 2.008 pessoas (a partir de 16 anos) de 113 municípios brasileiros, de 8 a 11 de abril deste ano.