BUSCAR
BUSCAR
Saúde
RN monitora 17 pessoas que tiveram contato com mulher contaminada por coronavírus
Nesta quinta-feira (12), as secretarias de Saúde do Estado e do Município de Natal confirmaram o primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Norte
Redação
13/03/2020 | 10:11

As autoridades sanitárias do Rio Grande do Norte monitoram 17 pessoas que tiveram contato com a mulher de 24 anos que foi diagnosticada com coronavírus em Natal. Uma delas é o marido da paciente e as outras 16 são passageiros que estiveram no mesmo voo que ela.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13), o médico infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, explicou que a mulher passa bem e que não apresenta mais sintomas. Antes de melhorar, ela estava com tosse seca, febre, obstrução nasal e dores no corpo.

Segundo o médico, a paciente começou a apresentar os sintomas no dia 1º de março, ainda durante viagem à Europa. Ela chegou a Natal dois dias depois. Por causa do período, o médico estima que a fase de transmissão já passou – ou seja, a mulher não dissemina mais o vírus.

Ela, que tem asma, chegou a ficar dois dias internada no Hospital Giselda Trigueiro porque sentiu “desconforto respiratório”, mas depois foi liberada e está em casa.

“Possivelmente, ela nem está mais em fase de transmissão. Começou no dia 1º. Então, domingo agora ela estará completando 14 dias com a doença. E ela não tem mais sintomas. A transmissão é principalmente pela tosse”, afirmou André Prudente.

O marido da mulher, segundo as autoridades, não tem sintomas. As outras pessoas monitoradas também não, mas são acompanhadas diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Nesta quinta-feira (12), as secretarias de Saúde do Estado e do Município de Natal confirmaram o primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma paciente com 24 anos de idade que mora em Natal e que esteve em três países da Europa (França, Itália e Áustria).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), as análises laboratoriais foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência nacional para os exames do covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus.

Além do caso confirmado, há 17 casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Norte e 15 já foram descartados até agora.

“A gente não pode espalhar o pânico, pois não há motivo para pânico. Acredito que isso não vai acontecer com essa doença”, afirmou o médico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
RN atinge 70% do volume de chuvas em abril em 15 dias
Segundo mês da quadra chuvosa registra 70% da média esperada, com previsão de continuidade
16/04/2024 às 15:19
Enem 2024: período para pedir isenção da taxa começa nesta segunda
O prazo de pedidos de isenção do Enem 2024 se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023
14/04/2024 às 17:10
Novo Código Civil deve reconhecer que animais são seres com sentimentos e direitos
Proposta vai ser debatida no Senado em sessão temática na próxima quarta-feira 17
14/04/2024 às 16:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.