BUSCAR
BUSCAR
‘Bolsa Pistola’

Comissão da Câmara aprova projeto que prevê incentivo fiscal para compra de arma

Proposta prevê isenção de tributos federais na compra da primeira arma de fogo de uso permitido
Redação
14/02/2026 | 05:32

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta semana um projeto que prevê “incentivos fiscais” para a compra da “primeira arma” de fogo. O projeto vem sendo denominado Bolsa Pistola. O texto ainda será votado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e depois será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Aprovada nos colegiados, a proposta será encaminhada ao Senado.

Se aprovada nas duas Casas legislativas, o projeto ainda vai para a sanção do presidente da República.

compra de arma
Decisão da comissão foi unânime - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O texto, de autoria do deputado Marcos Polon (PL-MS), cria a Política Nacional de Acesso à Primeira Arma de Fogo (PNAPAF), com incentivos fiscais e linhas de financiamento favorecidas por instituições financeiras.

A proposta não detalha quais os termos dos incentivos. Um decreto do governo deverá regulamentar a lei se aprovada e sancionada.

A comissão é dominada por integrantes da Frente de Segurança Pública, a chamada Bancada da Bala. Todos se manifestaram favoravelmente ao texto, que foi aprovado de forma simbólica.

O projeto prevê o incentivo para brasileiros em situação regular junto à Receita e sem registro anterior de arma de fogo.