BUSCAR
BUSCAR
Cultura

Sala Petrobras abre as portas na 12ª Mostra de Cinema de Gostoso com exibição de clássico restaurado

Tenda climatizada em formato geodésico tem capacidade para 115 pessoas
Redação
22/11/2025 | 11:59

A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso, que segue com sua intensa programação até segunda-feira 24, celebrou nesta sexta-feira 20 a abertura da Sala Petrobras, um espaço exclusivo que enriquece a experiência cinematográfica do público. Instalada ao lado do tradicional cinema ao ar livre, na paradisíaca Praia do Maceió em São Miguel do Gostoso, a tenda climatizada em formato geodésico, com capacidade para 115 pessoas, garante a exibição de filmes com excelente qualidade de som e imagem, mesmo durante o dia.

Desde sua estreia em 2023, a Sala Petrobras consolidou-se como um dos grandes atrativos da Mostra, dedicando-se à exibição de filmes da Mostra Panorama e atraindo filas diárias de espectadores ansiosos por conferir a programação. Graças à renovação da parceria com a Petrobras, este importante espaço de exibição funcionará até segunda-feira (24), acompanhando a agenda oficial do evento.

Sala Petrobras abre as portas na 12ª Mostra de Cinema de Gostoso com exibição de clássico restaurado
Sala Petrobras abre as portas na 12ª Mostra de Cinema de Gostoso com exibição de clássico restaurado - Foto:

A abertura da Sala Petrobras foi marcada por uma sessão especial da programação “Clássicos Restaurados do Cinema Brasileiro”, apresentando o filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Exibido em cópia nova e restaurada, a sessão celebrou os 20 anos de lançamento do longa, que foi patrocinado pela Petrobras em sua realização original em 2005. O diretor do filme, Marcelo Gomes, esteve presente na exibição, adicionando um toque especial à ocasião.

Aprofundando a discussão sobre a obra, o diretor Marcelo Gomes e o produtor João Vieira Jr. participarão do seminário “Cinema, Aspirinas e Urubus – uma viagem de alteridade pelo sertão”, com mediação de Carine Fiúza, na tarde deste sábado, na Pousada dos Ponteiros.

A programação da Sala Petrobras também incluirá a exibição de 4 longas-metragens e 8 curtas-metragens, além de seminários que promovem o diálogo entre realizadores, críticos e o público. Outro destaque será o seminário “Cinema Indígena em Deslocamento”, com as diretoras Auritha Tabajara e Débora McDowell, do longa “A Mulher Sem Chão”. A conversa acontecerá logo após a exibição do filme, no dia 24/11, às 18h, na Sala Petrobras, com mediação de Mariana Souza.

Para os turistas e visitantes, a Sala Petrobras representa uma novidade encantadora, proporcionando acesso a cinema de qualidade à beira-mar com uma estrutura de ponta e curadoria apurada. “Estou participando mais uma vez da Mostra Cinema de Gostoso, e hoje tivemos o prazer de habitar a tenda geodésica, que é uma iniciativa da Petrobras, uma tenda climatizada aqui no meio da areia, com a exibição de três filmes. Ter essa experiência sensorial dentro dessa tenda, a partir desse espaço, dessa parceria mágica, foi sensacional, é incrível!”, declarou Rosy Nascimento, Conselheira e representante do Nordeste na APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro).

A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Salinor, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste: onde tem patrocínio do Banco do Nordeste, tem Governo do Brasil.

O evento conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso e apoio de Emprotur, Visite RN, IDEMA, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Inter TV, Mistika, DOT, O2 Pós e APAN. Produção: Heco Produções e CDHEC. Patrocínio Master: Petrobras. Realização: Ministério da Cultura.