O Sistema Fecomércio RN assinou nesta segunda-feira 6, em Gran Canaria (Ilhas Canárias, Espanha), um Termo de Cooperação com a Câmara Oficial de Comércio, Indústria, Serviços e Navegação de Gran Canaria. O acordo foi oficializado pelo presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e o presidente da entidade espanhola, Luis Padrón López, durante a programação da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Ibero-Americana de Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços (Aico), que segue até esta terça-feira 7.
O documento abre oportunidades institucionais para feiras, missões empresariais, intercâmbio de informação e capacitação profissional entre as duas instituições. Realizado nas Ilhas Canárias, o evento reúne lideranças de entidades do comércio de mais de vinte países. Na ocasião, o líder potiguar realiza também visitas técnicas, reuniões com empresários e autoridades governamentais.

Durante a agenda, foram identificadas áreas prioritárias de cooperação entre as instituições, como logística e comércio exterior, onde as Canárias têm referência internacional, além dos segmentos de turismo, incluindo o turismo náutico, inteligência, inovação e cultura. Essas temáticas orientam as próximas ações previstas entre as partes.
Segundo Queiroz, há diversos pontos de convergência entre Gran Canaria e o Rio Grande do Norte. “Ambos os territórios possuem forte vocação turística, um segmento náutico em expansão, centros de formação em hospitalidade reconhecidos e um porto estratégico que integra atores de logística e cruzeiros. É nesse cruzamento entre formação, turismo sustentável e conectividade que podemos construir nossa cooperação”, avaliou.
Outra agenda contou com a participação de Pablo Martín Carbajal, diretor executivo da Proexca, empresa pública vinculada ao Ministério da Economia, Indústria, Comércio e Conhecimento do Governo das Ilhas Canárias. A entidade tem ampla experiência em apoio à internacionalização de pequenas empresas.
Na ocasião, foram discutidas as ações de estímulo ao empreendedorismo e de articulação com cadeias produtivas locais realizadas pela Fecomércio RN. “Atualmente, estamos desenvolvendo um Programa de Qualificação para Exportação, chamado Peiex, que tem a meta de atender 200 empresas para a internacionalização, em parceria com o Governo Federal Brasileiro”, destacou o líder potiguar.
Sobre a entidade
A Aico é uma entidade privada, que reúne as câmaras de comércio mais representativas de 23 países ibero-americanos. Organizada formalmente em 1975, tem como missão promover o crescimento econômico sustentável e a integração regional por meio do comércio internacional.
A programação do evento conta com diversos painéis voltados ao debate de oportunidades e desafios nas relações econômicas e geopolíticas entre Espanha e Ibero-América, bem como sobre o futuro das Câmaras de Comércio.