BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Agricultura confirma mais dois casos de gripe aviária em aves silvestres; total sobe para 137

De acordo com a pasta, há outras 16 investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo
30/10/2023 | 11:59

O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial às 8h30 desta segunda-feira, 30, que dois novos focos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres foram detectados no Brasil. No total, há 134 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 131 em aves silvestres e três em leões-marinhos) e três focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 137 ao todo.

De acordo com a pasta, há outras 16 investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.

gripe aviaria
No total, há 134 casos da doença em animais silvestres no País - Foto: reprodução

Dos casos averiguados, seis são em produção de subsistência, sendo três em análise no Rio Grande do Sul, um em Mato Grosso, um em Rondônia e um no Amazonas.

As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Estadão Conteúdo