BUSCAR
BUSCAR
Litoral

Quatro trechos de praias na Grande Natal seguem impróprios para banho

Boletim aponta dois pontos impróprios em Natal e outros dois na Região Metropolitana
Redação
12/04/2026 | 11:16

Quatro trechos de praias na Grande Natal permanecem impróprios para banho, segundo o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira 10 pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Na capital potiguar, os locais considerados impróprios são Ponta Negra, no trecho do Morro do Careca, e Areia Preta, na Escadaria de Mãe Luíza. Fora de Natal, os pontos identificados são o Rio Pirangi-Pium, no Balneário Pium, em Parnamirim, e a Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.

Orla de Ponta Negra será palco de competições da 23º edição dos Jogos dos Comerciários
Quatro trechos de praias na Grande Natal seguem impróprios para banho - Foto: Demis Roussos/Secom

De acordo com o boletim, há outros trechos nessas mesmas praias que estão liberados para banho. Em Ponta Negra, por exemplo, estão próprios os trechos do acesso principal, da Rua C. G. Teixeira – Escadaria e da Rua M. S. Medeiros.

O documento também aponta mudança em relação à semana anterior. As praias do Forte e da Redinha, no trecho do Rio Potengi, em Natal, que estavam impróprias no último boletim, não aparecem mais na lista desta semana.

O monitoramento acompanha 33 pontos de praia ao longo do ano, número que é 18 inferior ao registrado durante o período de verão. As áreas analisadas estão localizadas em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.

A classificação da água é feita com base na quantidade de coliformes termotolerantes, também chamados de coliformes fecais, seguindo critérios definidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece os parâmetros para definir se um trecho é próprio ou impróprio para banho.