BUSCAR
BUSCAR
Transporte Público
Justiça garante gratuidade do transporte público no 2º dia de ENEM em Natal
Vereador propôs uma ação popular para que uma lei municipal promulgada pela Câmara de Vereadores fosse cumprida
Redação
10/11/2023 | 16:33

Na tarde de hoje 10, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal emitiu uma Decisão Liminar garantindo a gratuidade do transporte público para estudantes que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no próximo domingo 12.

A medida judicial foi resultado de uma ação popular movida pelo vereador Daniel Valença, que buscou o cumprimento de uma lei municipal, a Lei nº 732/2023. Esta legislação determina a gratuidade tarifária “de todos os serviços de transporte público convencional do Município do Natal” para “os candidatos inscritos no ENEM”. No entanto, a prefeitura não aplicou essa gratuidade no último domingo.

A decisão judicial proferida pelo juiz Artur Cortez Bonifácio determina que a prefeitura “comunique e exija das empresas associadas ao SETURN o cumprimento integral da Lei nº 732/2023” e que “o SETURN libere a gratuidade dos transportes públicos municipais” para todos os estudantes que se enquadram nas condições legais.

O vereador Daniel Valença destacou a importância da decisão, classificando-a como “uma expressiva vitória em favor dos direitos dos estudantes da classe trabalhadora. Natal foi a única capital do Nordeste que não praticou gratuidades. E não foi por falta de Lei exigindo isso, como mostramos em nossa ação”.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.