A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anuncia que todas as 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão disponibilizando a vacinação para o público infantil a partir de 5 anos, com as doses da Pfizer pediátrica. A ação faz parte da campanha “Mossoró Vacina”. Coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima reforça que as doses pediátricas da Pfizer são destinadas ao público de 5 a 11 anos.
Etevaldo destaca algumas alterações importantes anunciadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) anunciadas através de nota técnica. As recomendações da Sesap são referentes à administração do esquema primário e dose de reforço de vacinas contra a covid-19 em pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade.

De acordo com a nota, o esquema de vacinação para imunocomprometidos, não gestantes ou puérperas, a partir de 18 anos de idade, funcionará da seguinte forma: Os imunocomprometidos acima de 18 anos continuam recebendo 4 doses,
sendo alterado o tempo da dose adicional de 28 dias para 8 semanas e com o mesmo imunizante do esquema primário; Imunocomprometidos que receberam Janssen devem tomar outra dose da Janssen como reforço a partir 8 semanas da
dose única (DU). E após 4 meses desse reforço, devem receber outra dose de reforço, podendo serJanssen/AstraZeneca/ Pfizer.
Gestantes e puérperas imunossuprimidas devem receber a dose de reforço (D4) com Pfizer preferencialmente. Na ausência do imunizante Pfizer, utilizar Coronavac. Adolescentes imunossuprimidos recebem 4 doses que precisam ser obrigatoriamente da Pfizer; A vacinação para todos os grupos a partir de 5 anos está disponível em todas as UBSs e em pontos extras.