BUSCAR
BUSCAR
Combate à Covid
Vacinação em Natal salta 20 anos com público sem comorbidades desde junho
Além do público sem comorbidades, continua a vacinação com a primeira dose dos grupos prioritários das pessoas a partir de 18 anos com comorbidades; trabalhadores industriais a partir dos 31 anos; grávidas e puérperas; os profissionais da educação do ensino fundamental
Redação
07/07/2021 | 10:40

A campanha de vacinação contra a covid-19 em Natal, coordenada pela Prefeitura, ganha cada vez mais impulso. Em menos de um mês, a faixa etária dos grupos populacionais avançou 20 anos, saindo de pessoas com 59 anos para atingir cidadãos com 39 anos, sem comorbidades. Nesta quarta 7, a Prefeitura abre a vacinação exatamente para o público de 39 anos e mais.

O volume de vacinas também tem crescido exponencialmente. Somente no período entre 10 de junho até a última segunda-feira, dia 5, o munícipio aplicou quase 100 mil doses (97.793 no total). Desde o início do ano, quando a vacinação começou, Natal está chegando a quase 500 mil pessoas vacinadas (ver matéria nesta página).

Outro indicativo que demonstra a eficiência da vacinação em Natal é a inclusão de mais segmentos populacionais. Novos grupos prioritários passaram a ser atendidos nas últimas semanas, como lactantes com crianças de até 12 meses, trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) de Natal; taxistas com cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e motoristas de aplicativo com pelo menos 100 corridas.

Além do público sem comorbidades, continua a vacinação com a primeira dose dos grupos prioritários das pessoas a partir de 18 anos com comorbidades; trabalhadores industriais a partir dos 31 anos; grávidas e puérperas; os profissionais que atuam na educação do ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas de Natal.

“Estamos em um ritmo muito bom de vacinação, os números das últimas semanas comprovam isso. Ficamos felizes porque isso significa vidas salvas. Montamos uma estrutura diferenciada para atender a demanda com pontos de vacinação em sistema drive-thru, além da abertura de 35 salas nas nossas unidades de saúde. Aqui em Natal é assim, a vacina chega e logo vai para o braço do cidadão, como deve ser”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda a importância de se buscar completar o esquema vacinal. Todos os pontos de vacinação estão aplicando a segunda dose para quem tomou o imunizante Oxford/AstraZeneca/Fiocruz há 85 dias. Quem está com a segunda dose da Coronavac/Butantã em atraso deve ligar para seu o respectivo Distrito Sanitário de sua residência para agendar a aplicação. Os telefones são: Distrito Sul — 3232-8281; Distrito Oeste — 3232-8300; Distrito Norte 1 — 3232-6972; Distrito Norte 2 — 3232-8200; Distrito Leste — 3232-8556.

“É sempre bom lembrar que as pessoas só estarão completamente imunizadas ao tomarem as duas doses. Por isso, reforçamos o pedido para que, quem se encaixar nesses casos, vá até os pontos de vacinação o quanto antes. Só com uma ampla cobertura vacinal da população é que iremos poder ficar mais tranquilos e retomar nossas atividades de forma mais segura”, alerta o secretário municipal de Saúde, George Antunes. Para agilizar a inserção dos dados vacinais é importante que a população faça o cadastro prévio no RN Mais Vacinas.

Informação

A Prefeitura do Natal também trabalha para orientar e melhor informar a população com informações sobre a vacinação contra a covid-19. Para isso, criou a plataforma “Natal Vacina”, por meio da qual os natalenses podem saber qual o melhor local para poder receber os imunizantes. Pelo endereço eletrônico vacina.natal.rn.gov.b, o cidadão poderá verificar em tempo real, por exemplo, os tamanhos das filas nos drives, os públicos que estão sendo atendidos e os documentos que precisam apresentar.

Além disso, o portal conta com o Vacinômetro, trazendo o número de pessoas vacinadas até o momento, bem como o total de alimentos arrecadados pela campanha Vacina Solidária. Há ainda uma calculadora virtual para as pessoas calcularem o tempo correto para tomar a segunda dose relativa ao tipo de imunizante que tomou.

Natal perto das 500 mil doses aplicadas

Quinhentas mil doses aplicadas. Esta é a marca que Natal deve alcançar até o fim da semana, dentro da sua campanha vacinal contra a Covid-19, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde. Até a última segunda-feira 5, foram aplicadas 486.040 doses dos imunizantes em Natal.

Para o prefeito Álvaro Dias, a meta é bastante plausível. “Conseguimos imprimir um excelente ritmo de vacinação nos últimos dias. Somente em julho, já foram mais de 20 mil doses aplicadas. Com essa média e a ampliação para novos públicos, temos a certeza de que vamos atingir as 500 mil doses aplicadas nos próximos dias”, disse Álvaro. “Isso só comprova a eficiência da nossa estratégia para esta campanha. A realidade exige rapidez e agilidade e estamos conseguindo fazer isso. Recebemos as vacinas e logo distribuímos para os pontos de vacinação”.

O prefeito ainda conclama a população a seguir com a boa adesão à campanha. “É importante que as pessoas se vacinem à medida que as faixas etárias avancem. Estamos diante de um desafio sem precedentes e só vamos vencer essa crise sanitária com boa parte da população vacinada. A Prefeitura vai seguir oferecendo a melhor estrutura para que consigamos atingir a cobertura vacinal necessária para que a vida possa voltar à normalidade”, destaca Álvaro Dias.

Caminhoneiros

A partir desta quarta-feira 7, a capital vai vacinar também os caminhoneiros. Eles serão atendidos exclusivamente no drive e na sala de pedestres do shopping Via Direta. Para receber o imunizante, é necessário que as pessoas desta categoria apresentem cópia da carteira de trabalho, crachá funcional, contra-cheque ou carteira de sócio de Sindicatos de Transportes (categoria profissional), de Cooperativa de Transportes ou, ainda, comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC). Mesmo com a apresentação de um dos documentos listados, é necessário a apresentação da cópia da Carteira de Habilitação para motoristas categoria C ou E.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.