A Escola de Extensão da Uern e o Grupo Baobá promovem o II Oficinão, que oferecerá aulas gratuitas de teatro para crianças, jovens e adultos. As oficinas são direcionadas tanto para iniciantes quanto para participantes de nível intermediário.
As inscrições estão abertas de 1º a 4 de outubro, e as aulas terão início no dia 7 de outubro no Complexo Cultural da Uern, em Natal. Interessados podem se inscrever através de um formulário online, disponível no perfil do grupo no Instagram: @gtbaoba.

O Oficinão será dividido em turmas conforme a faixa etária e o nível de experiência. A Turma Infantil, voltada para crianças de 8 a 11 anos, abordará o desenvolvimento da expressividade por meio de jogos lúdicos e teatrais. As turmas Juvenil (12 a 15 anos), Adulto (a partir de 16 anos) e Maturidade (a partir de 45 anos) terão uma abordagem mais aprofundada, com jogos teatrais, improvisação e criação de cenas, culminando em uma apresentação final.
As aulas ocorrerão em horários específicos: Teatro Infantil às segundas-feiras, das 17h às 18h30; Teatro Juvenil às sextas-feiras, das 18h às 19h30; Teatro Adulto às quartas-feiras, das 19h30 às 21h; e Teatro Maturidade às quartas-feiras, das 18h às 19h30.
Ao todo, o projeto oferece 100 vagas: 20 para a Turma Infantil, 30 para a Turma Juvenil, 30 para a Turma Adulto e 20 para a Turma Maturidade. A participação é gratuita, e não é necessária experiência anterior para as turmas infantil e juvenil. Já para as turmas de adultos e maturidade, exige-se experiência prévia, como cursos, oficinas ou participação em peças teatrais. Alunos matriculados no semestre 2024.2 da EdUCA Uern terão prioridade nas turmas juvenil, adulto e maturidade.
O Oficinão visa, além de formar novos artistas, promover o teatro como ferramenta de inclusão social, especialmente nas periferias de Natal, oferecendo oportunidade para desenvolver a criatividade e melhorar a comunicação através das artes cênicas.
“O Oficinão reafirma nosso compromisso com a democratização do fazer teatral, oferecendo oportunidades para todas as idades. É também uma forma de retribuição à comunidade local, que sempre apoia e participa de nossas atividades”, destacou Denilson David, coordenador do Grupo de Teatro Baobá.
Participantes de edições anteriores também reforçam o impacto do projeto. “Foi essencial para minha jornada no teatro e abriu portas para que eu pudesse reafirmar minha paixão pelas artes cênicas”, disse Uriel Diogo, selecionado na primeira edição para integrar o grupo.
Irene van den Berg, diretora da EdUCA, acrescentou: “O Oficinão é uma oportunidade de formação artística que proporciona à comunidade o direito à cidadania cultural, fortalecendo a relação entre o grupo e o público de diferentes idades”.
Obra do Teatro Sandoval Wanderley é concluída nesta segunda-feira
A reforma do Teatro Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim foi concluída nesta segunda-feira 30. Fechado desde 2009, o local recebeu obras em um investimento de cerca de R$ 6 milhões. O projeto arquitetônico do novo espaço foi doado por uma arquiteta ao Município.
Durante o evento, a Prefeitura do Natal deu início ao processo de transferência da gestão para o Serviço Social do Comércio (Sesc). A lei que autoriza a cessão gratuita foi sancionada no último dia 9 pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Pela lei, a concessão será por até 20 anos, sem custos.
Entre as obrigações impostas ao Sesc, está a compra da mobília, a realização de uma exposição permanente de acontecimentos históricos envolvendo o teatro e a disponibilização de espetáculos gratuitos ou com preços mais baixos para a população.