No dia em que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou o julgamento da ação em que o União Brasil pede para que sejam validados os 16,8 mil votos obtidos por Anax Vale para deputado estadual nas eleições em 2022, houve um encontro inusitado na TV Tropical, afiliada a Rede Record no Estado.
O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) concedeu entrevista CBN Natal, que fica na emissora. No mesmo momento, o dono da rádio, o ex-senador José Agripino Maia, dirigente do União Brasil, recebia o vereador de Natal Robson Carvalho e o deputado federal Paulinho Freire, seus correligionários.
O trio articula argumentos jurídicos para tentar tirar de Ubaldo o seu mandato. Com a validação dos votos de Anax, Robson entraria na Assembleia, tirando justamente Ubaldo.
Mas, a depender do relatório da juíza Neíze Fernandes, dificilmente a Corte Eleitoral mudará a posição unânime que teve em setembro de 2022. O próprio desembargador Expedito Ferreira considerou Anax ficha suja.
Vista
O pedido de vista é formulado sempre que um dos julgadores não se sente apto a dar o seu voto na sessão de julgamento em curso. Ele, então, solicita que o processo seja retirado de pauta para análise. Esse foi o pedido do vice-presidente do TRE-RN, desembargador Expedido Ferreira, no caso do União Brasil. Ao analisar a situação eleitoral do ex-prefeito Dr. Anax Vale, o próprio Expedito acompanhou em setembro o relatório da então integrante-juíza Erika Tinôco, que votou pelo indeferimento da candidatura e anulação dos votos. Anax possui condenação transitada em julgado por improbidade administrativa com dolo ao erário.
Direita
Manifestações contra o aborto foram realizadas em várias cidades do País no feriado de 12 de outubro, em uma reação conservadora ao julgamento que trata da descriminalização do aborto, que vem sendo discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). Manifestantes foram às ruas com camisetas verde-amarelas, cartazes e bandeiras de Israel. Aqui, bolsonaristas como o senador Rogério Marinho discursaram em frente ao shopping Midway Mall. Os deputados General Girão e Coronel Azevedo também. O deputado foi com a bandeira de Israel. Em um vídeo, o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou participação no ato em Chapecó (SC), com o governador Jorginho Mello.
Mossoró
O MDB tenta investir em candidatura própria em Mossoró. A ex-prefeita Fafá Rosado seria o nome. “Vamos continuar ouvindo o povo. Vamos ouvir o povo. É muito importante o que o povo tem a dizer”, diz a enfermeira que foi duas vezes prefeita de Mossoró. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) teme mais um nome como o de Fafá do que a deputada Isolda Dantas (PT).
Sinais
Na solenidade que teve com o ministro da Justiça, Flávio Dino, a governadora Fátima Bezerra (PT) evitou postar nas redes sociais fotos que pegassem o prefeito Álvaro Dias (Republicanos). A mesma coisa fez a deputada federal Natália Bonavides, pré-candidata a prefeita pelo PT. Já Álvaro fez dirente. Não citou Fátima e nem Natália, mas duas fotos com a governadora foram postadas em seu feed no Instagram. Álvaro marcou presença na solenidade porque Natal está entre os municípios que receberão repasse financeiro do Ministério da Justiça para fortalecimento da Guarda Municipal.
*Publicado originalmente na edição impressa do AGORA RN deste fim de semana, dias 14 e 15 de outubro de 2023.