BUSCAR
BUSCAR
Justiça

TJRN dá posse ao desembargador Ricardo Procópio

Ricardo Procópio passa a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Gilson Barbosa, no final de 2023
Redação
24/05/2024 | 15:04

O magistrado Ricardo Procópio Bandeira de Melo, tomou posse, nesta sexta-feira 24, no Gabinete da Presidência, como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele ficou em primeiro lugar na lista tríplice para membro efetivo do Pleno do TJRN, após votação dos pares do colegiado, durante sessão ordinária na quinta-feira 23. A cerimônia contou com a presença de desembargadores, familiares, amigos e servidores do Poder Judiciário potiguar.

“Este é um momento muito importante na vida de qualquer profissional. O TJ é o topo da magistratura. É o coroamento da carreira do magistrado. E eu só tenho a agradecer a Deus, aos meus familiares e aos desembargadores que confiaram em mim. Prometo que darei o melhor do meu empenho, habilidade e boa fé para honrar a todos”, disse o recém-empossado desembargador.

tlgwvkebvh dsc0348
Ricardo Procópio toma posse como desembargador do TJRN - Foto: divulgação

Ricardo Procópio passa a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Gilson Barbosa, no final de 2023. O magistrado também vai atuar na Câmara Criminal do Tribunal Justiça. Ele tem experiência na área, pois atuou por muitos anos em Vara Criminal.

“Tenho alguma familiaridade com a área criminal, mas é sempre um desafio, tudo é novo. Apesar de tanto tempo de carreira, a atividade no Tribunal é diferenciada, com características peculiares e uma carga de responsabilidade muito maior. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar. Já estou indo para o gabinete”, disse o desembargador Ricardo, após a cerimônia de posse.

O presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia, deu boas-vindas e destacou a experiência profissional do novo membro da Corte de Justiça potiguar. “O Tribunal periodicamente se renova, é uma praxe. E estamos reunidos em uma solenidade simples, mas muito importante para empossar o juiz Ricardo Procópio como desembargador do TJRN, que foi o primeiro colocado na lista tríplice. Foi uma escolha merecida, pois ele exerce um bom trabalho na magistratura”, enfatizou o desembargador presidente.

“Dr. Ricardo é bastante calmo e extremamente prudente. Ele vai atuar na Câmara Criminal, área na qual ele já trabalha e tem larga experiência e, com certeza, irá trazer grande contribuição para o órgão julgador. Desejo boas-vindas ao novo desembargador”, disse Amílcar Maia.

João Simonetti, filho do novo desembargador, destacou que a posse aconteceu em uma data muito especial, no dia do natalício do pai. “É uma grande emoção, logo hoje que é o aniversário dele. Estamos, todos, muito felizes com essa conquista. É uma conquista para a toda a família. Todos nós vibramos, estivemos juntos nessa caminhada dele. Quando o coração fala, a gente emudece. É um sentimento de gratidão e alegria”, disse o filho.

Amiga de longa data do empossado, a desembargadora do TRT-21 Maria do Socorro Perpétuo Wanderley de Castro falou emocionada sobre o momento. “Amigo, parente, sobrinho, filho… Eu não sei dizer qual classificação posso dar a Ricardo. Vi criança, o acompanhei durante toda a sua vida, compartilhei todas as suas escolhas. Posso dizer, sem nenhuma possibilidade de errar, que Ana Lélia e dr. Valtécio, lá no Céu, estão muito felizes. E essa felicidade está em todos nós. Tenho a grande honra e felicidade de ver Ricardo desembargador, coroando sua carreira no Estado. Carreira essa dedicada à magistratura por opção, vocação e amor ao Direito e aos seus. Desejo que Deus o abençoe!”, disse Perpétuo Wanderley.

Novo desembargador

Natalense, Ricardo Procópio foi juiz do Pleno do TRE no biênio 2010-2012, onde também atuou como ouvidor. Ainda na Justiça Eleitoral, atuou em Touros, Apodi, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim, além de Natal, na 4ª zona Eleitoral. Antes de ser desembargador, foi juiz titular da Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública. Ingressou na magistratura em 1993, após aprovação em concurso público para juiz substituto. Foi magistrado nas comarcas de Touros, Apodi, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim e Natal, onde atuou na 3ª Vara Criminal da capital potiguar.

Com pontuação de 86,08, Ricardo Procópio ocupou o primeiro lugar entre seis juízes inscritos para promoção pelo critério de merecimento. Em segundo e terceiro lugares ficaram os juízes Francisco Seráphico da Nóbrega (84,18) e Eduardo Bezerra de Medeiros (83,92).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Investigados mentiram para proteger Bolsonaro em caso das joias, diz PF
Depoimentos trouxeram informações erradas sobre a localização, movimentação e destino dos itens desviados do acervo público
12/07/2024 às 18:26
Comunidade Cavaco Chinês, na Zona Norte de Natal, continua alagada; veja situação
Cerca de cem famílias estão sendo afetadas pelo problema que já dura um mês
12/07/2024 às 18:04
Técnica de enfermagem é condenada a 51 anos de prisão por tentar matar recém-nascidos
Vanessa Pedroso Cordeiro aplicou sedativos em 11 bebês de hospital no Rio Grande do Sul em 2009
12/07/2024 às 17:40
STF mantém prisão de cinco investigados no caso “Abin Paralela”
Operação foi deflagrada nesta quinta-feira
12/07/2024 às 16:59
Concurso do Idema será retomado para preenchimento de vagas efetivas
A necessidade atual do Idema corresponde à criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental
12/07/2024 às 16:25
Avenida Café Filho, na Praia do Meio, será bloqueada neste sábado
Avenida será fechada das 13h às 21h para realização de um evento cultural
12/07/2024 às 16:24
STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Idoso é preso em Natal por ameaçar jogar café quente em rosto de companheira
Caso ocorreu em uma cafeteria situada no bairro Cidade Alta, na Região Leste de Natal
12/07/2024 às 14:54