BUSCAR
BUSCAR
Geral
STTU leva tema sobre a faixa de pedestre para escola
Objetivo é conscientizar sobre os cuidados que motoristas e pedestres devem ter na travessia das vias
Redação
09/08/2023 | 15:37

Dando continuidade à programação especial pelo transcurso do Dia de Pedestre 8, a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana – está realizando uma série de ações para celebrar a data ao longo de toda semana.

Dentro das atividades, os educadores da STTU estiveram na manhã desta terça-feira 08 na Escola Municipal Prof. Herly Parente – no bairro Potengi. O encontro foi voltado para crianças do ensino fundamental I e destacou o tema “Pedestre no trânsito escolha a vida.”

“A data alusiva ao pedestre é mais um momento especial para refletirmos sobre os cuidados que todos devemos ter na travessia das vias, assim como quando estivermos dirigindo veículos e compartilhando os espaços ao transitar,” disse a professora Luzia Fernandes.

Os pedestres estão entre os usuários mais vulneráveis nas vias. Segundo dados do DATASUS 5.349 pedestres morreram por consequência de acidente de trânsito no Brasil em 2021, representando 16% de todas as vítimas fatais.

Programação se estende por toda a semana. Foto: STTU
Programação se estende por toda a semana. Foto: STTU

Considerando outros modais, os pedestres ficam atrás dos ocupantes de automóveis (22%) e dos condutores de motocicletas (35%) no ranking de vítimas fatais. Dentre dos pedestres que foram à óbito como consequência de sinistros, a maioria se encontrava na faixa etária do 55 a 59 anos (9%) e com base no total de vítimas, 77% eram do sexo masculino.

Em Natal, entre os anos de 2015 e 2018, 79 pedestres perderam a vida. Desde 1998, quando entrou em vigência o Código de Trânsito Brasileiro estabeleceu a municipalização e a obrigatoriedade de campanhas de educação para o trânsito e desde então a STTU vem trabalhando com continuidade permanente e ênfase no tema referente a faixa de pedestre.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.