‘Intercooperação e o trabalho em rede’ é o tema da II Cimeira Internacional de Cooperativas, evento que acontece de 3 a 5 de novembro, em Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal. O evento é organizado pela Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo de Torres Vedras, pela Cooperativa do Povo Portuense e pelo Instituto Antero de Quental, tendo por objetivo a troca de experiência nos modelos de atuação de cooperativas e da legislação de cada país.
O presidente do Sistema OCERN, Roberto Coelho, foi um dos palestrantes do primeiro dia do Congresso e apresentou o cooperativismo do RN e os programas da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social (AIPDES). Deputados que integram a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo também participam do evento, demonstrando as iniciativas da Frencoop/RN. Além dele, lideranças cooperativistas do estado estão presentes na Cimeira, apresentando cases de sucesso do cooperativismo do Rio Grande do Norte.
A Cimeira Internacional de Cooperativas surgiu com o propósito de resolver desafios e promover o desenvolvimento compartilhando boas práticas cooperativas, estimulando parcerias e cooperação com base nos princípios da Aliança Cooperativa Internacional. Além disso, busca debater novos modelos de organização para garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica.