BUSCAR
BUSCAR
7 de setembro

Membro do Conselho da República, senador Jean Paul Prates pede que Bolsonaro renuncie à presidência

Senador Jean Paul Prates (PT-RN) faz parte do Conselho da República e usou as redes sociais para se posicionar sobre a fala de Bolsonaro
Agora RN
07/09/2021 | 14:52

Na manhã desta terça-feira 7, em pronunciamento durante ato político no Dia da Independência, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) fez ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que na próxima quarta 8 haverá uma reunião do Conselho da República.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) faz parte do conselho e usou as redes sociais para se posicionar sobre a fala de Bolsonaro. “Bolsonaro anunciou que pretende ser reunir com o Conselho da República. Não adiantou a pauta, nem convidou formalmente os integrantes. Como Líder da Minoria no Senado tenho assento no Conselho”, escreveu.

Congresso discute compensações para estados produtores de energias renováveis
Senador da República Jean Paul. Foto: Divulgação

“Desconfio de um presidente que nunca prezou pela debate quando se propõe a reunir o Conselho da República. Minha posição é de defesa vigorosa da democracia e contrária a atos como os que estamos assistindo hoje, que só contribuem para a erosão de nossa sociedade”, continuou. “O Conselho é um órgão de assessoramento da Presidência da República. Bolsonaro pode ou não seguir suas orientações. A minha seria: Renuncie, Presidente”, finalizou o senador.

No discurso deste 7 de setembro, Bolsonaro disse que a reunião acontecerá. “Amanhã estarei no Conselho da República juntamente com ministros para nós, juntamente com o presidente da Câmara [deputado Arthur Lira], do Senado [senador Rodrigo Pacheco] e do Supremo Tribunal Federal [ministro Luiz Fux], com essa fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos devemos ir”.

O conselho é um órgão comandado pelo presidente da República que tem, por definição, a prerrogativa de tratar de “intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio” e também de “questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas”

http://

NOTÍCIAS RELACIONADAS