BUSCAR
BUSCAR
Fiscalização

Semurb remove 575 publicidades irregulares das ruas de Natal no primeiro bimestre de 2025

Foram 346 faixas, 158 tabuletes, 23 placas e 48 outros tipos de anúncios retirados pelos agentes de fiscalização
Redação
12/03/2025 | 13:13

O total de 575 publicidades irregulares foram removidas das ruas de Natal no primeiro bimestre de 2025 pela Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Foram 346 faixas, 158 tabuletes, 23 placas e 48 outros tipos de anúncios retirados pelos agentes de fiscalização.

Fixar publicidade em via pública sem autorização é infração urbanística e ambiental e resulta em multa aplicada no valor mínimo de R$ 536,80 por publicidade irregular apreendida. Por exemplo, se uma empresa instalar dez faixas irregulares o valor aplicado chega a R$ 5.368 reais. Desse modo, a multa vai depender da quantidade de itens irregulares identificados pela fiscalização.

WhatsApp Image 2025 03 12 at 11.28.29
Semurb remove 575 publicidades irregulares das ruas de Natal no primeiro bimestre de 2025 - Foto: Semurb

Leia também: Natal faz parte de estudo nacional que mapeia projetos de mobilidade urbana

A equipe de fiscalização ambiental da Semurb vem intensificando o trabalho de remoção semanalmente em todas as zonas. E nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, os anúncios ilegais que impactam na poluição visual foram retirados, ajudando no conforto e qualidade visual para quem transita na cidade.

“Os anúncios ilegais impactam a população não apenas no quesito de conforto visual, ela atrapalha no trânsito, na manutenção de fiação, nas empresas de energias, de logística e de internet. Muitas vezes interfere na publicidade de outras lojas, que estão atuando regular e legalmente”, explica o supervisor de fiscalização, Evânio Mafra.

A publicidade só é regular se for institucional e de serviço, como a faixa de uma corrida, campanha de vacinação e interdição de rua, por exemplo. Caso seja comercial, deverá ser na fachada do comércio.

A fiscalização também tem reforçado o trabalho de identificação dos responsáveis por essas irregularidades. E tem como meta em 2025, expandir os trabalhos de fiscalização na zona norte da capital potiguar.

Denúncias podem ser feitas pela população na Ouvidoria da Semurb pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br, ou ainda, pelo telefone 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

NOTÍCIAS RELACIONADAS