BUSCAR
BUSCAR
Mercado
São Gonçalo do Amarante entra no mapa da logística farmacêutica do Norte e NE
A Profarma Specialty é uma “joint venture” criada a partir da associação estratégica entre a AmerisourceBergen, líder mundial em especialidades farmacêuticas, e promove 12 mil entregas por mês
Redação
06/11/2020 | 05:21

Desde que entrou em funcionamento o aeroporto internacional Aluízio Alves, em 2014, o município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, não entrava no radar de investimentos privados tão importantes quanto a inauguração, agora em setembro, do Centro de Distribuição da Profarma Specialty.

Não apenas pelo investimento de R$ 2 milhões na construção do CD, mas porque 2.244 municípios do Norte e Nordeste, a partir de São Gonçalo, passaram a ser atendidos em até 24 horas por cerca de mil especialidades voltadas a soluções em saúde para oncologia, dermatologia, vacinas e outros insumos hospitalares.

A Profarma Specialty é uma “joint venture” criada a partir da associação estratégica entre a AmerisourceBergen, líder mundial em especialidades farmacêuticas e foi classificada como 10ª maior empresa americana na lista Fortune 500. Já a Profarma é uma empresa com grande tradição no mercado nacional.

O presidente Profarma Specialty, Vilson Schvartzman, explica que antes desse Centro de Distribuição, o Norte e o Nordeste recebiam os medicamentos de alta complexidade, não disponíveis em farmácias, do Paraná e do Espírito Santo, com todos os desafios logísticos que isso envolvia.

“Essa realidade mudou com a inauguração do CD de São Gonçalo do Amarante, que estoca em 1 mil m² produtos em temperatura que variam de 2 a 8 graus, e realiza o transporte até o destino por meio de transportadoras validadas pela Anvisa”, afirma Schvartzman.

Ao todo, no Brasil, são mais de 12 mil entregas por mês feitas pela empresa, dos quais 260 tipos de fármacos de alta complexidade, com ênfase para tratamentos de câncer, essenciais para milhares de famílias.
Mal nasceu a operação Norte e Nordeste, a Profarma Specialty já tem planos de aumentar a participação da região, que hoje corresponde a 18% do faturamento da empresa.

Com sede em São Paulo, mais de 600 colaboradores trabalham para formar a mais completa empresa de serviços para o setor da saúde.

Para Vilson Schvartzman, o grande diferencial da operação da empresa no RN é que, ao atender com mais rapidez hospitais, clínicas, operadores de saúde e prefeituras, o aumento da satisfação dessa clientela alavancará operações futuras que tendem a se multiplicar em todo o Norte e Nordeste.

“As soluções oferecidas pela companhia têm como objetivo principal ajudar os parceiros da empresa a oferecer soluções inovadoras que garantam que o paciente seja o maior beneficiado pelos serviços” resume o executivo.
Mais recentemente, a empresa desenvolveu uma ferramenta chamada Torre de Controle, que monitora os produtos em rota, por meio de inteligência artificial, com coleta de dados em tempo real. Essa nova central de monitoramento está instalada na sede da companhia em São Paulo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.