BUSCAR
BUSCAR
Cultura
Rei do Baião, Juliette e Alceu Valença: pesquisa mostra quem representa cultura nordestina segundo moradores da região
Levantamento idealizado por pesquisadora potiguar mostra percepção de moradores do Nordeste a respeito da própria cultura
Redação
17/11/2023 | 06:42

“Qual a percepção do Nordeste pelos próprios habitantes da região?” Para responder a essa pergunta, a pesquisadora potiguar Juliana Freitas desenvolveu um estudo inédito em parceria com a jornalista Thaís Ribeiro. “Meu Nordeste Todo” aponta caminhos para a criação de ações de publicidade e foi elaborado através da plataforma v-tracker, uma importante ferramenta de monitoramento de dados. Artistas musicais, como o Rei do Baião, foram os mais lembrados.

“Costumo dizer que o dado zero também é um dado. E na posição de profissional e pesquisadora de comunicação, eu procurei e não encontrei os dados do Nordeste sobre ele mesmo. Pode até existir muito conteúdo, mas raramente sobre o que ele pensa de si mesmo. O time v-tracker concordou em expandir a pesquisa por todo o Brasil e forneceu sua ferramenta v-ask para investigar, o que foi rico e proporcionou uma base para o lançamento do estudo”, declara Juliana Freitas.

O levantamento apresenta, além do perfil demográfico, percepções sobre a preservação e valorização da cultura nordestina, divulgação nos meios de comunicação, consumo de programação cultural e comentários negativos sobre a região.

“Por meio das informações coletadas, conseguimos comprovar que ‘A Invenção do Nordeste’ é real. Dentro da amostra de entrevistados, constatamos que nem tudo o que se fala sobre o Nordeste é verdadeiro e, como diz o historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr., há uma construção de uma imagem da região que nem sempre corresponde à realidade. São anos de história e estereótipos. Contudo, o Nordeste atual é bem diferente. Enquanto o povo da região nordestina é frequentemente estereotipado como desaculturado, ignorante e carente de referências, ele, na verdade, consome e promove a cultura local. Cerca de 95% das pessoas participam de eventos culturais”, destaca a pesquisadora potiguar.

“Em outras palavras, há uma discrepância entre o que o Nordeste é e o que dizem sobre ele – pelo menos dentro de nossa amostra de 269 pessoas em 9 estados. O Brasil desconhece as diversas realidades existentes. E é crucial conhecê-las. E, acima de tudo, não se trata do Nordeste como um bloco homogêneo, mas sim do Nordeste composto por estados e dialetos diferentes, basicamente um mosaico. Que esta pesquisa possa abrir mentes, assim como abriu as nossas”, conclui a pesquisadora.

Rei do Baião presente

De acordo com os próprios moradores da região Nordeste, as figuras mais representativas da cultura Nordestina são Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, em primeiro lugar (20%), seguido pela ex-BBB e cantora Juliette (10%) e por Alceu Valença, Ivete Sangalo e Elba Ramalho, todos com 8%.

Entre os 16 nomes mais citados, dez são do segmento musical. Humoristas como Tiririca (4%), Whindersson Nunes e Renato Aragão (3%) foram citados e figuras históricas como Lampião (7%) e Maria Bonita (3%) também foram relembrados. O ator Lázaro Ramos (1%) também foi citado.l

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.