BUSCAR
BUSCAR
Briga judicial
Rede Globo ameaça processar o Flamengo caso o clube transmita seus jogos
MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro determina que os direitos de transmissão dos jogos passam a ser do mandante da partida
Estadão Conteúdo
22/06/2020 | 17:55

Flamengo e Rede Globo podem travar uma batalha judicial em breve, e sem precedentes. A emissora garante que irá tomar medidas legais caso o clube do Rio de Janeiro decida transmitir os jogos do Campeonato Carioca em que é mandante, como prometeu fazer assim que a Medida Provisória nº 984, que altera as regras sobre os direitos de transmissão das partidas de futebol, foi divulgada. Isso vale para qualquer plataforma.

A MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro determina que os direitos de transmissão dos jogos passam a ser do mandante da partida. A questão é que a Globo entende que a medida não tem validade para contratos já existentes. No caso do Carioca, a emissora acertou com todos os outros 15 clubes, exceto o Flamengo, até 2024. Por isso, todos os jogos do time rubro-negro não são transmitidos.

O Estadão teve acesso à nota enviada pela emissora em que ela lembra ser a detentora dos direitos de transmissão do Estadual até 2024. Ou seja, na visão da Globo, ninguém pode passar qualquer jogo da competição sem a sua autorização.

“A nova MP, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não altera essa cessão já realizada, que é um negócio jurídico perfeito, garantido pela Constituição Federal. A Globo não detém os direitos sobre os jogos do Flamengo e por isso não irá transmiti-los. Da mesma forma, o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos (ainda que seja mandante) porque a Globo é detentora dos direitos de todos os demais clubes participantes do Campeonato Carioca”, diz trecho da nota.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, chegou a dizer que iria passar as partidas do clube na Fla TV, canal no YouTube, e que estava livre para negociar com qualquer emissora, inclusive a Globo, os direitos dos jogos que o clube seria o mandante. Na quinta-feira, o Flamengo derrotou o Bangu por 3 a 0, no Maracanã, e a partida não foi transmitida por nenhum canal de TV O mando de jogo era do Bangu.

Na sexta-feira, o Estadão publicou reportagem que corrobora o que diz a Rede Globo. A MP tem validade apenas para novos contratos. Ou seja, o Campeonato Carioca só pode passar em outro veículo que não seja a respectiva emissora ou seus canais parceiros (SporTV e Premiere) caso ela aprove.

Circuito Food & Jazz 2024 encerra etapa em Natal na “Praça dos Gringos”
Encerramento será em dois dias, sexta 19 e sábado 20, com muita música ao vivo, delícias gastronômicas e entretenimento cultural na icônica praça de Ponta Negra
18/04/2024 às 15:22
Três dias após começar, Justiça determina fim da greve dos servidores da saúde em Natal
Em caso de descumprimento, dirigentes do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) podem ser multados em R$ 5 mil por dia
18/04/2024 às 15:09
TRT homologa reajuste salarial para empregados da Emparn e Datanorte em 4,62%
O acordo homologado pelo TRT-RN decide que até o final do primeiro semestre de 2025, os funcionários receberão 4,62% de reajuste salarial a título de reposição da inflação.
18/04/2024 às 14:57
RN receberá 24 mil chips de internet para estudantes de baixa renda
As escolas terão até o dia 30 de abril para realizar suas inscrições por meio da plataforma PPDE Interativo
18/04/2024 às 14:38
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.