BUSCAR
BUSCAR
Autenticado

Projeto sobre queijos artesanais será sancionado nesta quinta em Caicó

Lei estadual Nivardo Mello traz definições dos produtos e estabelecimentos relacionados, além de regras a serem cumpridas pelo Estado e pelos produtores
Redação
26/07/2017 | 11:28

O Projeto de Lei sobre a produção e a comercialização de queijos e manteigas artesanais do Rio Grande do Norte, de autoria do deputado Hermano Morais (PMDB), será sancionado nesta quinta-feira, 27, na Feirinha de Santana, em Caicó. A lei estadual Nivardo Mello traz definições dos produtos e estabelecimentos relacionados, além de regras a serem cumpridas pelo Estado e pelos produtores rurais.

“Essa legislação irá contribuir para a preservação da nossa cultura gastronômica e, também, favorecer a economia do meio rural, com geração de emprego e renda. A produção artesanal do queijo representa uma alternativa econômica de conservação e aproveitamento da produção leiteira do estado, cuja tradição forjou um modo de fazer próprio do potiguar”, ressalta Hermano.

QueijoManteigaCaiacó

De acordo com a nova lei, é considerado artesanal o queijo produzido com leite integral, fresco e cru, respeitados os métodos tradicionais, culturais e regionais. Já o queijo manteiga da terra ou de garrafa, é aquele produzido com nata e sal, respeitados os mesmos métodos.

O Estado poderá reconhecer como artesanais outros tipos de queijo, com base nos seus processos de produção, e identificar variedades de queijo artesanal derivadas das anteriormente citadas, além de documentar o processo de produção dos queijos artesanais para fins de proteção do patrimônio histórico e cultural e de identificação geográfica.

Ainda segundo o projeto a ser sancionado, queijeira é a unidade de produção do queijo artesanal, localizada em propriedade rural, com área útil construída não superior a 250m², na qual são processados até 2.000 litros diários de leite.

No que se refere ao queijeiro ou produtor de queijo artesanal, este só poderá ser considerado como tal se preservar a cultura regional na elaboração dos produtos, empregando técnicas tradicionais e observando a especificidade de elaboração para cada tipo de queijo e suas variedades.

Além disso, para a obtenção dos registros, os produtores de queijos artesanais deverão integrar os programas de desenvolvimento profissional e de qualidade e higiene sanitária, específicos para produção artesanal, oferecidos e certificados por instituições públicas e/ou privadas legalmente reconhecidas.

Homenagem

A lei receberá o nome de um dos maiores fabricantes de queijos artesanais de Caicó e fundador da fazenda Beleza, Nivardo Mello.

PGR pede ao Supremo para manter condenações do caso Boate Kiss
Sessão do Tribunal do Júri que condenou os acusados foi anulada
02/05/2024 às 21:45
Matheus Mazzafera confirma transição de gênero e anuncia novo nome: ‘Maya’
Youtuber compartilha foto com detalhes de sua nova certidão de nascimento
02/05/2024 às 21:30
STF define prazo para contestação de candidato não nomeado em concurso
Tribunal considerou que o candidato aprovado em concurso e não nomeado deve recorrer à Justiça ainda durante a vigência do certame
02/05/2024 às 21:10
Camisa do Flamengo está entre as 20 mais valiosas do mundo, diz estudo
Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG também aparecem no Top 50
02/05/2024 às 20:53
Suspeito de matar Personal Trainer é preso em Caicó
Autoridades afirmam que há evidências claras da dinâmica do crime, com imagens que mostram o suspeito chegando e saindo a pé do local
02/05/2024 às 20:27
Planalto libera R$ 4,9 bilhões em emendas em um dia e bate recorde
Com nova liberação, governo já autorizou R$ 13,8 bilhões em emendas parlamentares entre janeiro e abril deste ano
02/05/2024 às 19:55
Confira as fotos da partida entre América e Corinthians na Arena das Dunas
Jogo aconteceu na noite desta quarta-feira 1; alvinegro saiu de Natal com um gol de vantagem
02/05/2024 às 19:05
“Houve negligência”, admite secretário sobre fuga da Rogério Coutinho Madruga; vídeos
A partir da análises de imagens de câmeras de monitoramento, secretário Helton Edi afirmou que já é possível concluir que houve uma negligência, mas não descartou a possibilidade de uma ação dolosa.
02/05/2024 às 18:48
Ministério da Agricultura reconhece o RN como livre da Febre Aftosa sem vacinação
Portaria 678/2024 foi publicada no dia 30 de abril pelo órgão federal e valoriza a produção animal do RN, abrindo caminhos para novos comércios
02/05/2024 às 18:32
Pai é acusado de matar o filho após forçá-lo a fazer exercícios físicos
Vídeo mostra momento em que criança é submetido a exercícios abusivos
02/05/2024 às 18:23
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.