BUSCAR
BUSCAR
Agricultura

Ministério da Agricultura reconhece o RN como livre da Febre Aftosa sem vacinação

Portaria 678/2024 foi publicada no dia 30 de abril pelo órgão federal e valoriza a produção animal do RN, abrindo caminhos para novos comércios
Redação
02/05/2024 | 18:32

Após extensa campanha de vacinação promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), por meio do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn/RN), junto aos agropecuaristas do RN, no período de 15 a 30 de abril, o estado alcançou, por meio de portaria do Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa), publicada na última terça-feira (30), o status de livre da Febre Aftosa sem vacinação.

Graças a este reconhecimento, o Rio Grande do Norte passa a compor a lista de estados brasileiros que, já a partir do próximo semestre, não dependerá mais de campanhas de vacinação contra a doença, uma vez que seu rebanho bovino e bubalino alcançou um número significativo de animais imunizados. Isso reforça o compromisso do Governo do RN em garantir a sanidade animal, protegendo a população e a economia do estado.

RN passa a compor a lista de estados brasileiros que não dependerá mais de campanhas de vacinação contra a doença - Foto: Arquivo do Idiarn
RN passa a compor a lista de estados brasileiros que não dependerá mais de campanhas de vacinação contra a doença - Foto: Arquivo do Idiarn

Segundo o titular da Sape/RN, Guilherme Saldanha, o fato é muito importante, pois o RN possui um rebanho de excelente qualidade, mesmo que com um tamanho considerado pequeno quando comparado a outros estados. “Por exemplo, no dia 1º de maio, na maior exposição de gado Zebu do Brasil, animais do RN foram vencedores em várias categorias, entre várias raças. Sem esse reconhecimento do Mapa, esses animais ficariam proibidos de serem transportados do nosso estado para outros do país. O momento agora é de celebrar o que essa portaria vai proporcionar de avanço econômico para pequenos, médios e grandes criadores ”, comemorou Saldanha.

Benefícios para os produtores

Para o diretor geral do Idiarn/RN, Mário Manso, a portaria do Mapa é fruto de um trabalho sistemático realizado pelo órgão e que será benéfico em diferentes escalas. “Já não registramos casos de Febre Aftosa no RN há mais de 20 anos. No entanto, a vacinação semestral era obrigatória para manter esse reconhecimento de área livre da doença. A mudança desse status para uma área livre sem vacinação valoriza a produção agropecuária e abre portas para novos mercados, nacionais e internacionais, equiparando o Rio Grande do Norte a outros estados que já possuíam o selo e nos tornando fornecedores de produtos de origem animal”, detalhou o diretor.

Para os produtores rurais, as vantagens são inúmeras: a economia em não precisar mais comprar a vacina e pagar mão de obra especializada para a sua aplicação, podendo redirecionar esse investimento para outras áreas da sua criação. Além disso, os animais também poderão transitar livremente para outras regiões, facilitando o comércio desse rebanho.

Declaração dos animais vacinados

Apesar do reconhecimento, o trabalho dos produtores referentes a essa última campanha ainda não acabou. É de extrema importância que os animais vacinados sejam declarados até o dia 15 de maio, em qualquer escritório Idiarn/RN, Emater/RN ou as secretarias de agricultura dos municípios, pois esta declaração é requisito essencial para que esse selo seja validado pela Organização Mundial de Saúde Animal e, assim, o Brasil seja considerado um país livre da Febre Aftosa sem vacinação por inteiro.

Homem é morto a tiros em São Gonçalo do Amarante
Informações preliminares indicam que a vítima não residia na comunidade
16/05/2024 às 21:27
Movimento grevista da UFRN e do IFRN é tema de audiência pública em Natal
Durante o evento, a crítica predominante foi direcionada à postura considerada intransigente do governo
16/05/2024 às 17:04
Homem é condenado a 22 anos de prisão pelo assassinato de ex-companheira na Grande Natal
Crime ocorreu em junho de 2021, em um condomínio na cidade de Parnamirim, na Grande Natal
16/05/2024 às 15:47
Inmet publica novo alerta de chuvas intensas para o litoral do RN
Alerta está em vigor e permanecerá até às 10h da manhã de sexta-feira 17
16/05/2024 às 14:50
Programa distribuirá mais de 38 toneladas de sementes no RN
RN tem o maior programa de sementes crioulas do Brasil e, neste ano, deverá contemplar cerca de 7.600 famílias
16/05/2024 às 14:16
Prefeitura de São Gonçalo investe na construção de Arenas Fut7
Prefeito Eraldo assinou a Ordem de Serviço da 2° Arena nesta última quarta (15)
16/05/2024 às 14:02
Passeios de dromedário se encerram em praia de Genipabu
CEO justifica que o fim das atividades é por causa baixa demanda nos últimos anos
16/05/2024 às 13:36
Mais de 162 mil famílias na Região Leste potiguar podem obter desconto na conta de energia
Número é relativo ao quantitativo de famílias que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas não estão inscritas
16/05/2024 às 13:05
Polícia desmantela grupo responsável por 40 homicídios em Natal e Região Metropolitana
Ao todo, 33 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão foram executados
16/05/2024 às 12:51
Comissão de Educação aprova “Março azul-marinho” de prevenção ao câncer colorretal
Projeto é de iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB)
16/05/2024 às 12:49
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.