BUSCAR
BUSCAR
Saúde

Programa de cirurgias vasculares da Sesap ultrapassa os 5 mil procedimentos realizados

Implantação da linha de cuidado vascular diminuiu as filas de espera e beneficia pacientes de todo o Rio Grande do Norte
Redação
30/01/2025 | 15:28

A linha de cuidado de doenças vasculares implantada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no final de 2022 tem transformado significativamente a realidade da fila de espera por esses procedimentos no Rio Grande do Norte, beneficiando pacientes de todas as regiões do estado. Neste janeiro de 2025, o programa ultrapassou a marca de cinco mil procedimentos realizados, demonstrando o sucesso da linha de cuidado dedicada aos pacientes vasculares e seu impacto positivo na saúde pública estadual. Até esta quarta-feira 29, foram 5257 procedimentos registrados na plataforma Regula RN Vascular desde o fim de novembro de 2022.

Desde o início do programa, o Hospital Dr. José Pedro Bezerra realizou mais de dois mil procedimentos, enquanto o Hospital Central Coronel Pedro Bezerra contabilizou mais de 1.700 procedimentos. Além desses, o Hospital Rio Grande, em Natal, e os hospitais São Luiz e Wilson Rosado, em Mossoró, ambos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), também participam da linha de cuidado vascular.

WhatsApp Image 2025 01 30 at 15.20.32
Programa de cirurgias vasculares da Sesap ultrapassa os 5 mil procedimentos realizados - Foto: Reprodução/Sesap

Leia também: Ministério da Saúde anuncia retomada de mais 31 obras no Rio Grande do Norte

Com financiamento organizado pela Sesap e pelo Governo do Estado, a estruturação dessa linha de cuidado abrange hospitais em Natal, Mossoró, Apodi, Assu e Pau dos Ferros, incluindo os que realizam os procedimentos e as unidades da rede Sesap que realizam o preparo pré-operatório dos pacientes. Para assegurar a transparência e o acesso à informação, o processo é gerenciado pelo Regula RN Vascular, construído pela Sesap em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS-UFRN).

O êxito do programa também pode ser atribuído à organização do fluxo de atendimento, que abrange desde a admissão do paciente até o preparo, realização de exames, cirurgia e cuidados pós-operatórios.

O programa abrange todas as oito Regiões de Saúde do estado, e até o momento beneficiou 2701 pacientes da região metropolitana de Natal, 657 do Agreste/Litoral Sul, 550 do Oeste, 537 do Mato Grande, 326 do Trairi/Potengi, 172 do Alto Oeste, 171 do Seridó e 141 do Vale do Açu.

Todas essas iniciativas refletem o compromisso da gestão da Sesap com a regionalização da saúde, que se estende a outras especialidades, com o objetivo de aprimorar o acesso da população aos serviços de saúde, permitindo a resolução das demandas da população com qualidade e eficiência.

Procedimentos vasculares por hospital:

Hospital Dr. José Pedro Bezerra – 2004
Hospital Central Coronel Pedro Bezerra – 1754
Hospital Rio Grande – 657
Hospital São Luiz – 439
Hospital Wilson Rosado – 393
Hospital Geral Dr. João Machado – 10

NOTÍCIAS RELACIONADAS