BUSCAR
BUSCAR
Centro
Presidente da FIERN participa de reunião sobre Ciência e Tecnologia
Cetene desenvolve tecnologias sustentáveis por meio de aprimoramento científico
Redação
05/10/2021 | 10:00

A aproximação dos setores da indústria, academia e governos para promover tecnologia e inovação voltadas ao Nordeste é uma ação estratégica para o desenvolvimento da região. A avaliação é do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, feita em reunião com representantes do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), nesta segunda-feira 4, no formato virtual.

Durante o encontro, a diretora Giovanna Machado apresentou o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste e convidou a FIERN para o II Simpósio de Articulação em Ciência e Tecnologia para o Nordeste, que será realizado no mês de outubro, com o objetivo de aproximar o Ministério e as Federações de Indústrias dos nove estados da região em prol do desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito regional.

“A indústria do Nordeste precisa de parcerias como essa do Cetene. O Rio Grande do Norte tem projeção na geração de energias eólica, solar, do petróleo onshore e offshore, além de entrarmos no campo do hidrogênio verde. É o RN despejando a sua energia para o mundo”, disse Amaro Sales.

O Cetene desenvolve tecnologias sustentáveis por meio de aprimoramento científico visando o desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste, com perspectivas de ser o centro de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de energias renováveis, biotecnologia e nanotecnologia, com projetos de células fotovoltaicas, produção de hidrogênio e no desenvolvimento de óleos essenciais extraídos da caatinga.

“O Centro tem atuação em várias cadeias produtivas. Há a necessidade de hibridização de diversas tecnologias, como solar e eólica, por exemplo, para que não ocorra dependência. O avanço de projetos de pesquisa é essencial para gerar soluções para a sociedade”, afirma Giovanna Machado.

O diretor da FIERN e do IEL/RN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, destacou ainda a importância de debater futuras parcerias das instituições com o Centro. “O Simpósio será uma oportunidade de debater com o setor industrial de cada estado nordestino os seus potenciais e suas particularidades, e como a inovação pode alavancar esse desenvolvimento”, disse.

Participaram também do evento, o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e o diretor executivo do CTGAS-ER e ISI-ER, Rodrigo Mello. E, por parte do Cetene, os diretores de Tecnologia, Frederico Toscano, e de Biocombustíveis, James Melo.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.