BUSCAR
BUSCAR
Cidades

Presidente da Femurn espera investimentos em infraestrutura e habitação com Fátima e Lula

Em entrevista ao AGORA RN, Luciano Santos falou sobre a gestão de Babá e expectativas para o atual biênio; ele ainda comentou o que espera dos governos Fátima Bezerra, no Estado, e Lula, na Presidência da República
Redação
17/01/2023 | 00:08

Advogado e prefeito de Lagoa Nova, na região do Seridó, Luciano Santos (MDB) foi eleito, em votação consensual na última sexta-feira 13, o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para o biênio 2023-2024. Até o fim de 2022, quem presidiu a Femurn foi o prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva (“Babá”).

A Femurn tem como finalidade principal representar os municípios do Rio Grande do Norte buscando integrá-los como comunidade estadual. A entidade defende os interesses das cidades, assessora os prefeitos e busca o desenvolvimento integrado do Estado, e, em particular de cada Município e região.

pagina 9
Luciano Santos foi eleito presidente da Femurn em votação consensual na última sexta-feira 13 - Foto: Divulgação

Luciano tem como vice-presidente a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida. Na diretoria, há representantes de municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte. A nova direção da Femurn quer desenvolver intercâmbios regionais, agregando o máximo de prefeitos na luta para fortalecer o municipalismo, além de efetivar a Escola dos Municípios e criar um Conselho Político Regional com representantes de todas as regiões do Estado.

Em entrevista ao AGORA RN, o novo representante da Federação falou sobre a gestão de Babá e expectativas para o atual biênio. Luciano Santos ainda comentou o que espera dos governos Fátima Bezerra, no Estado, e Lula (PT), na Presidência da República. Confira:

AGORA RN – O que o senhor achou da eleição?
LUCIANO SANTOS – Fiquei honrado com a presença dos mais de 100 prefeitos que compareceram, mesmo sendo chapa única, tivemos a votação de prefeitos de todo o estado, aclamando nosso nome e nossa chapa.

AGORA RN – Quais serão seus principais objetivos à frente da Femurn? Quais são as pautas prioritárias?
LUCIANO SANTOS – Meu principal objetivo é criar uma Escola de Municípios, onde ocorra um intercâmbio de assertivas entre os municípios. A Escola será direcionada para os prefeitos e seus auxiliares. Tem município que, por exemplo, trabalha muito bem na atenção básica e atende a todos os requisitos que a atenção básica preconiza, e outros municípios podem não conhecer. Então, havendo essa troca de experiência, será uma ajuda imensa. Na educação, por exemplo, tem Município que não consegue alcançar a nota média do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e há outros que conseguem notas elevadas. Temos a questão também das pautas municipalistas, que devem ser constantes junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal para que os 167 municípios potiguares consigam uma promoção social melhor para as pessoas. Afinal, a bandeira municipalista visa buscar melhores condições de vida para os cidadãos.

AGORA RN – O que o senhor espera do Governo Fátima Bezerra? E do Governo Lula?
LUCIANO SANTOS – A gente espera um esforço da governadora para atender as pautas municipalistas. Acredito que o Rio Grande do Norte terá uma guinada e acredito em investimentos, já que existe esse alinhamento partidário com Fátima e Lula. Acredito que o Estado venha a receber investimentos nas áreas de infraestrutura e habitação, além de melhorias na educação.

AGORA RN – Na sua chapa, há representantes de todas as regiões do RN. Qual é a importância desse movimento?
LUCIANO SANTOS – Quando você tem todas as regiões na diretoria, é sinal que o presidente estará antenado com os problemas regionais, e isso dará subsídio para pautar políticas que atendam a todas as regiões. Nós iremos implementar o Conselho Político, que será formado por todos os presidentes das Associações Regionais, que são cinco no total. Os representantes levarão para a Femurn as pautas regionais e com isso iremos formar a pauta da Federação. O diálogo será o nosso meio de pautar e levar para a Confederação Nacional o que de fato estamos precisando, quais são nossas bandeiras, adesões a políticas nacionais, etc.

AGORA RN – O que o senhor achou da gestão de Babá na Femurn?
LUCIANO SANTOS – Babá foi um dos presidentes que mais ergueu a pauta municipalista, fez um brilhante mandato e confesso que tenho a responsabilidade de fazer um mandato semelhante ao dele ou um melhor.

Barroso propõe tese para evitar assédio judicial contra jornalistas e imprensa
STF vai continuar na quarta-feira 22 julgamento de ações propostas por associações de jornalismo contra a prática usada para constranger profissionais
16/05/2024 às 20:42
Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE
Ministro Alexandre de Moraes deixa a corte eleitoral em junho
16/05/2024 às 18:44
Rogério Marinho é absolvido de acusação de abuso de poder político nas eleições de 2022
Apesar da decisão do TRE-RN em favor do senador, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
16/05/2024 às 18:21
Quadro de erisipela de Bolsonaro está controlado, aponta boletim médico
Bolsonaro está no último dia de tratamento com antibioticoterapia endovenosa, administrada diretamente na veia
16/05/2024 às 17:53
‘A gente está atrasado há décadas’, diz Styvenson ao defender castração química
Senador potiguar é autor de projeto de lei a favor da penalidade que tramita na CCJ
16/05/2024 às 17:51
TSE retoma na terça-feira julgamento sobre cassação de Moro
Plenário começou a analisar recursos contra decisão do TRE do Paraná
16/05/2024 às 13:14
V Encontro de Procuradores e Advogados dos Poderes Legislativos acontece em 24 de maio
Evento promete uma programação intensa e relevante para o campo jurídico
16/05/2024 às 08:15
Comissão de Saúde recebe diretor da Unicat para debater distribuição de medicamentos
Ralfo Cavalcanti Medeiros ressaltou que estoque de remédios da Unicat melhorou, mas que ainda há dificuldades
16/05/2024 às 07:52
Assembleia lança livro História Legislativa dos Municípios do RN durante evento da Femurn
Com pesquisa feita por oito anos, livro trata do nascimento das cidades potiguares
16/05/2024 às 07:45
Política de Educação em Tempo Integral na rede pública do RN visa reduzir evasão
Projeto de Lei já foi aprovado pelas Comissões da Assembleia e aguarda votação em plenário
16/05/2024 às 07:38
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.