BUSCAR
BUSCAR
Transporte público
Prefeitura de Natal determina ampliação da frota de ônibus para 70%
Decreto estabelece ainda horários das primeiras e últimas viagens, além de determinar o cumprimento do "corujão"
Redação
09/10/2020 | 09:39

A Prefeitura de Natal determinou a ampliação do sistema de transporte público na capital potiguar. Em um decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira 9, fica estabelecido, no mínimo, a circulação de 70% da frota de ônibus.

O documento indica ainda que a primeira viagem de cada linha deverá partir do terminal às 4h30 e, a última, às 21h30. As empresas permissionárias ficam obrigadas a cumprir o horário especial noturno, o “corujão”, em duas ocasiões: a primeira partindo do terminal às 23h, e a segunda com saída às 0h.

A Prefeitura estabelece também que o acompanhamento diário das demandas e necessidades dos usuários do serviço caberá à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Além disso, recomenda que os passageiros deem preferência ao uso do cartão eletrônico, de modo a
diminuir a circulação e o manuseio de cédulas.

Ônibus na pandemia

Sob o argumento do isolamento social em função da pandemia, as empresas que operam o sistema de ônibus em Natal diminuíram drasticamente as viagens e a circulação da frota de veículos. Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) alterou os itinerários de algumas linhas, o que causou transtornos para a população.

A secretaria justificou dizendo que a medida foi necessária devido aos prejuízos causados ao sistema, já que, segundo o órgão, a pandemia fez cair de 360 mil para cerca de 140 mil passageiros por dia. No entanto, com a reabertura do comércio e retorno das aulas presenciais em escolas privadas, os usuários enfrentam aglomerações nas paradas e dentro dos veículos, devido à frota reduzida.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.