BUSCAR
BUSCAR
Política

Prefeitos do RN pedem apoio das bancadas federal e estadual a aumento do FPM e outras pautas

Deputados federais, senador e deputados estaduais manifestaram apoio aos prefeitos
Redação
19/09/2023 | 08:02

A bancada federal do RN, os deputados estaduais e os prefeitos se reuniram nesta segunda-feira 18 em uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) para tratar sobre o pleito que visa aumentar o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para as prefeituras. Na ocasião, os mais de 70 gestores municipais presentes receberam dos parlamentares federais e estaduais o apoio a essa e outras demandas municipalistas.

A solicitação dos prefeitos pelo aumento do FPM, encampada no RN pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), é uma pauta nacional dos municípios brasileiros. O FPM registrou queda nos meses de julho, agosto e início de setembro, embora o acumulado do ano seja positivo em relação ao ano passado.

Prefeitos buscam FPM
Luciano Santos: Prefeito de Lagoa Nova e Presidente da FEMURN. Foto: José Aldenir/AGORA RN

Esse declínio dos repasses nos últimos meses, de acordo com os prefeitos, tem levado as prefeituras a crises financeiras, colocando em xeque, inclusive, o pagamento de servidores e a manutenção dos serviços básicos à população.

Dentre as pautas de reivindicações apresentadas, destacam-se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 25/2022, que propõe o aumento de 1,5 ponto percentual no FPM, passando de 22,5% para 24%.

Também integra a pauta municipalista o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 98/2023, que busca excluir da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) a contabilização do gasto com pessoal de empresas terceirizadas. Ademais, a discussão sobre a Reforma Tributária Nacional também está incluída na pauta de reivindicação dos prefeitos.

“Os prefeitos do Rio Grande do Norte têm, desta Casa Legislativa, apoio absolutamente irrestrito. Sabemos das dificuldades dos municípios e estamos aqui para dar as mãos e fazer um apelo à bancada federal para que todos possam se somar nessa luta, que é a luta municipalista e, não tenho dúvidas, que a bancada federal está aqui para hipotecar essa solidariedade e apoio. Todos nós sabemos que a vida acontece nos municípios”, afirmou o presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Na oportunidade, Ezequiel também anunciou que as emendas dos deputados estaduais destinadas aos municípios e que estavam atrasadas, estão sendo liberadas desde sexta-feira passada.

O presidente da Femurn, Luciano Santos, reconheceu que os valores repassados pelo governo federal através do FPM não estão negativos. Pelo contrário, há um aumento de 4,4% no ano. Mas, segundo ele, isso não acompanha o aumento das despesas relativas ao custeio dos municípios.

“Os prefeitos estão aqui pedindo condições de administrar os seus municípios, para atender as pessoas que batem as portas dos municípios. Estamos pedindo este apoio para juntos convencermos o governo federal a fazer com que os partidos orientem suas bancadas nesses pleitos que aqui nós levantamos”, conclamou Luciano Santos.

O senador Rogério Marinho (PL) afirmou que, embora discorde de determinados posicionamentos do governo federal, os municípios podem contar com ele no que for bom para o país.
“Nós temos visões de mundo diferentes, mas na hora em que o governo apresenta um projeto que de alguma forma ajuda o país, vai contar conosco”, frisou o senador.

O discurso de união e reconhecimento da importância de se dar condições administrativas para os municípios foi comum às falas de todos os representantes da bancada federal potiguar. “A bancada federal está 100% unida, independentemente de partido. Nossa ideologia é o RN”, disse o deputado Robinson Faria (PL).

Ainda em relação aos pleitos, os prefeitos também receberam os apoios dos deputados Benes Leocádio (União), Paulinho Freire (União), Sargento Gonçalves (PL) e João Maia (PL), que não pôde estar presente, mas confirmou apoio através do coordenador da bancada, Benes Leocádio.

PSDB de Parnamirim decide permanecer na base de apoio de Taveira
Articulação junto ao PSDB foi realizada pelo deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil)
18/05/2024 às 13:05
Isolda mantém nome na disputa em Mossoró:“Estamos no jogo”
Deputada estadual reafirma compromisso do PT com candidatura própria, mas mantém diálogo com outras forças políticas para unificar a oposição e enfrentar o prefeito Allyson
18/05/2024 às 07:02
Carlos Eduardo não deve recorrer de decisão que absolveu Rogério Marinho
Ex-prefeito é aconselhado a focar nas eleições municipais após TRE-RN absolver Marinho de acusação de abuso de poder econômico e político
18/05/2024 às 07:00
Presidente do PSDB confirma Datena como pré-candidato do partido a prefeito de São Paulo
Agora, o partido trabalhará com a possibilidade de uma chapa-pura para a disputa municipal
17/05/2024 às 21:59
Moraes pede que PGR avalie arquivamento de inquérito contra Bolsonaro
Ação investiga denúncia de interferência do ex-presidente na PF
17/05/2024 às 21:38
Toffoli gasta R$ 100 mil do STF com diárias de um segurança em Londres e Madri
Supremo diz que contratar segurança no exterior é mais caro; quantia corresponde ao pagamento de 25 diárias
17/05/2024 às 19:26
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
17/05/2024 às 19:15
Bolsonaro pede indenização de R$ 50 mil a Boulos por falas sobre morte de Marielle Franco
Além do pagamento em dinheiro, o ex-presidente pede que Boulos se retrate nas redes sociais
17/05/2024 às 12:54
General Girão se defende: “Não vi preocupação com o povo gaúcho”
Girão foi apontado pelo Psol como disseminador de desinformação e notícias falsas sobre os resgates dos atingidos pela tragédia climática no Rio Grande do Sul
17/05/2024 às 08:11
Barroso propõe tese para evitar assédio judicial contra jornalistas e imprensa
STF vai continuar na quarta-feira 22 julgamento de ações propostas por associações de jornalismo contra a prática usada para constranger profissionais
16/05/2024 às 20:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.