BUSCAR
BUSCAR
Cidades
Praça de Candelária homenageará ex-vereador Armando Nobre Viana
Projeto de Lei aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Natal aguarda sanção do prefeito Álvaro Dias; obra tem previsão de entrega no primeiro trimestre de 2024
Redação
07/12/2023 | 07:30

No primeiro trimestre de 2024, o bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal, deve ganhar uma importante obra: uma praça totalmente revitalizada, que terá o papel de fortalecer a convivência entre moradores do bairro. Maior praça da região e que deve ganhar diversos equipamentos para atender o público, o local deve ganhar novo nome e homenagear uma figura de importância na história da região: o ex-vereador Armando Nobre Viana. A mudança de nome foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Natal e aguarda sanção do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o andamento das obras chega a 90% concluídos e até março a praça deve ser inaugurada. O novo nome homenageia uma figura pública conhecida na capital potiguar e com ampla atuação na região, principalmente no bairro de Candelária.

Formado em Farmácia e Bioquímica, diplomado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Rio de Janeiro, professor de Ciências e Química, com Licenciatura, pelo Ministério da Educação, Armando Viana ajudou na formação de várias gerações de natalenses. Armando Viana ajudou a fundar e foi o primeiro presidente de diversas instituições educacionais, filantrópicas e profissionais. Destaque para a fundação do Conselho Comunitário de Candelária (Conacan).

O Projeto de Lei nº 519/2023 que rebatiza a praça é de autoria do vereador Raniere Barbosa (Avante), foi aprovado de forma unânime no Legislativo municipal e agora aguarda sanção do chefe do Executivo municipal. Segundo o vereador, o equipamento deve contar com alamedas para caminhada, iluminação em leds, academia da terceira idade e paisagismo que vão coroar o bairro de Candelária. Consultada, a Prefeitura de Natal não deu previsão sobre a expectativa de quando o PL será sancionado.

“Nada mais justo que homenagear um cidadão que tanto contribuiu por Natal em três legislaturas enquanto vereador. Foi um dos fundadores do conselho comunitário do bairro da Candelária e ajudou o desenvolvimento da região. Fiquei muito satisfeito. É uma praça vizinha à igreja matriz e o prefeito Álvaro Dias faz uma grande obra e a conclusão desta edificação, vamos imortalizar o nome do ex-vereador”, comemorou o parlamentar.

Para Edilson Viana, um dos quatro filhos do ex-vereador, a homenagem é justa pelo papel que o ex-vereador exerceu em prol do bairro há muitos anos. “Naquele tempo era tudo muito difícil, era um bairro considerado mais afastado do centro de Natal. Mesmo um bairro novo, precisava de muita infraestrutura e ele foi um dos que lutou por isso. Presenciei a luta de ter dado o mínimo de infraestrutura em um bairro recém fundado. Questão de transporte coletivo, que era precário, sinalização de rua, coleta de lixo”, recordou. 

“Com certeza é um retorno do que foi plantado por ele. É merecido. Retorno do homem público e do morador e incentivador do bairro de Candelária. Fomos uns dos primeiros moradores [do bairro]. Eu me sinto muito honrado e acho que é bastante merecida esta homenagem. A gente se sente muito orgulhoso, honrado, vai eternizar o nome dele numa praça em um bairro em que ele foi um dos incentivadores da urbanização e melhorias”, comemorou, relembrando que a matéria foi aprovada por unanimidade no Legislativo.

Vereador deixou legado além de Candelária

Considerado homem sério, honesto e trabalhador por quem o conhecia, Armando Nobre Viana deixou em vida um rastro de ações pioneiras, que merece ser recordado. Não só para a memória dele entre familiares e amigos, mas, principalmente, para as futuras gerações. Formado em Farmácia e Bioquímica, diplomado pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Rio de Janeiro, professor de Ciências e Química, com Licenciatura, pelo Ministério da Educação, Armando Viana ajudou na formação de várias gerações de natalenses.

Por mais de 30 anos, lecionou a disciplina de Química no Colégio Atheneu Norte-rio-grandense. De igual importância teve seu período de 10 anos como professor no Colégio Marista. Ensinou ainda no Colégio Nossa Senhora de Fátima (6 anos); Instituto Padre Miguelinho (2 anos); e no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado (3 anos).

Sua passagem na UFRN foi pela Faculdade de Farmácia, como assistente voluntário na cadeira de Química, pelo período mais ou menos de 2 anos; também lecionou na Escola Agrícola de Jundiaí, por mais ou menos 3 anos. Armando Viana ajudou a fundar e foi o primeiro presidente de diversas instituições educacionais, filantrópicas e profissionais, como o Sindicato dos Professores de Natal. 

Além disso, também fundou a Sociedade Beneficente Progresso do Meu Bairro; as Escolas Gratuitas 15 de Outubro; a Liga de Proteção à Saúde e Assistência à Criança Pobre de Natal; a Associação Profissional dos Professores de Natal; e Associação de Farmacêuticos do Rio Grande do Norte (ao lado do saudoso Dr. Otomar Lopes Cardoso). Por fim, fundou e presidiu a Sociedade de Educação e Assistência de Natal (SEAN) e o Mini Museu “Amigos de Armando Viana”. Em todas essas entidades, foi seu 1º Diretor e 1º Presidente. 

Partiu em 22 de setembro de 2012 após deixar enorme legado à sociedade potiguar e está a um passo de conquistar, em memória definitiva, mais um ato que enche de orgulho as gerações seguintes da família: filhos, netos e bisnetos.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.