O potiguar José Roberto foi o campeão da 11ª temporada do maior reality gastronômico do mundo, o MasterChef Brasil. A vitória foi confirmada na noite desta terça-feira 12 e essa foi a primeira vez que um nordestino ganhou o programa. O cozinheiro assistiu à final em um restaurante no Maranhão com amigos e familiares.
Tendo que apresentar um Menu autoral completo o potiguar deu seu toque nordestino e apresentou “As Terras Por Onde Passei”, inspirado na mpusica de Luiz Gonzaga. O prato de entrada, o principal e a sobremesa foram nomeados pelo cozinheiro como “Origem”, “A Conquista” e “A Descoberta”, respectivamente.
“O Zé honrou as raízes e a culinária brasileira, trouxe muita emoção na comida. Com certeza, vai ter um caminho enorme para trilhar e representar nossa gastronomia”, declarou o chef de cozinha e juradodo programa, Henrique Fogaça.
Giorgia, que disputava a final com o potiguar apresentou um menu, nomeado como “Terra Mãe”, inspirado no Brasil e em outros países que a cozinheira e jornalista morou.
José Roberto levou para casa um prêmio de R$ 350 mil, um conjunto de panelas prêmios (das mesmas usadas no programa), uma cozinha gourmand, R$ 50 mil em produtos da marca Camicado e um curso na maior escola de gastronomia do mundo, a Le Cordon Bleu.
Giorgia, vice-campeã, também ganhou um curso na Le Cordon Bleu.
Quem é José Roberto
José Roberto tem 46 anos é filho de feirantes e atualmente vive do Maranhão. Desde cedo esteve em contato com a produção de alimentos, auxiliando na colheita, na venda e no preparo de refeições ao lado de seus cinco irmãos. Atualmente, trabalha como instrutor corporativo na área de suprimentos, mas sua paixão pela culinária sempre esteve acesa. Segundo ele, sua maior motivação vem dos seus filhos.
Para entrar no programa o cozinheiro preparou competiu um carpaccio de carne de sol que surpreendeu os jurados e compediu com a também potiguar Tatiana de 29 anos.
Siga o Agora RN nas redes sociais