BUSCAR
BUSCAR
Saúde Pública
População em situação de rua de Natal será imunizada contra a Covid a partir de segunda-feira
O Ministério da Saúde define a população em situação de rua como elegível nas primeiras etapas do PNI e enviou inicialmente 660 doses do imunobiológico tipo Oxford/Astrazeneca para essa fase
Redação
27/03/2021 | 08:00

A Prefeitura do Natal dará início a vacinação da população de rua do município na próxima segunda-feira 29. A vacinação deste grupo, considerado prioritário de acordo com o Plano Nacional de Imunização, será feita numa ação integrada entre a Secretaria de Saúde (SMS/Natal), Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e projetos sociais que atuam em Natal. A primeira etapa da aplicação acontece das 08h às 16h no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro de Petrópolis, e simultaneamente para usuários do Albergue Municipal, na Cidade Alta. 

O Ministério da Saúde define a população em situação de rua como elegível nas primeiras etapas do PNI e enviou inicialmente 660 doses do imunobiológico tipo Oxford/Astrazeneca para essa fase. Para o secretário Municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, “a prioridade sobre a vacinação de moradores em situação de rua, não veio por acaso. A Prefeitura do Natal reconhece a vulnerabilidade dessa população e a necessidade de proporcionar proteção a ela. Cuidar deles vai muito além de vaciná-los, sabemos que eles têm uma imunidade baixa. Acolhemos eles nos nossos serviços e em parceria com a SMS, através do Consultório na Rua, realizamos a inclusão deles na saúde”, destacou.

Mapeamento
Nas últimas semanas, foi realizado um trabalho educativo com apoio da SEMTAS e uma busca ativa dessa população-alvo nas áreas da capital. As equipes do projeto Consultório na Rua, juntamente com técnicos do Departamento de Atenção Básica da SMS Natal, vão avaliar a evolução da fase para então definir novos dias e postos volantes conforme necessidade.

“Está em nosso planejamento criar novos pontos durante a semana em outras áreas da cidade, como na Zona Norte, por exemplo. Também vamos traçar estratégias de ir a campo em busca dessas pessoas”, pontua George Antunes, Secretário Municipal de Saúde.

Vacinação para população em situação de rua

Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP)
Endereço: R. Aderbal de Figueiredo, 192, Petrópolis.
Horário: 08h às 16h

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.