BUSCAR
BUSCAR
Destaque

Pesquisadora vai representar o RN em conferência da ONU na Escócia

Potiguar Ellen Monielle, de 22 anos, vai participar de debates sobre mudanças climáticas no mais importante evento ambiental em 2021
Redação
25/10/2021 | 12:11

A pesquisadora Ellen Monielle, de 22 anos, vai representar o Rio Grande do Norte na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que acontece de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. A jovem potiguar é ativista alimentar e climática, além de criadora de conteúdo nas redes sociais, abordando o veganismo acessível e antirracista para mais de 40 mil seguidores.

A COP é um evento que faz parte da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas e que ocorre desde março de 1994. Líderes de diversos países irão discutir avanços no enfrentamento do aquecimento global e, neste ano, irão avaliar o que foi feito desde o Acordo de Paris, marco nas negociações sobre o clima e assinado por quase 200 países, na COP21, em 2015, com o objetivo de evitar a mudança climática catastrófica do planeta. Desde então, a comunidade internacional espera uma atualização dos compromissos.

Pesquisadora vai representar o rn em conferência da onu na escócia
Página de Ellen Monielle sobre veganismo tem 40 mil seguidores. Foto: Divulgação

Para Ellen, participar da COP26 era um sonho distante, mas que foi possível após uma postagem da ativista climática e fundadora do Perifa Sustentável, Amanda Costa. “Somos amigas e ela fez uma publicação no LinkedIn que repercutiu bastante, falando sobre o evento e o desejo de participar. Amanda conseguiu o apoio financeiro para viajar para a Conferência, aproveitou e pediu financiamento para outras mulheres pretas”, contou.

Além de Ellen e Amanda, Mahryan Sampaio, que é diretora executiva do Perifa Sustentável e Vitória Pinheiro, mulher trans afroindígena que se dedica ao projeto Palmares, também participarão dos debates na COP26 graças ao post. “É como dizia Angela Davis: ‘quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela’. Somos quatro mulheres pretas, de lugares diferentes, e vamos falar sobre questões ambientais, incluir a periferia nessas discussões”, disse a potiguar.

O financiamento veio através do Projeto “JuventudesNegrasnaCop26” e tem como apoiadores o Clube de Criação, Côrtes e Companhia, Escritório Daniel, Fundação Tide Setubal e Zentys Medical. Todas as organizações apoiadoras possuem mulheres como dirigentes, líderes, CEO’s e presidentes.

Formada em Relações Internacionais, Ellen faz mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional na UFPB, tem bolsa de estudos na Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ) e pesquisa diplomacia indígena na Amazônia brasileira. A potiguar foi destaque no ano passado, quando participou da 9ª edição do TEDxSãoPaulo.

Vegana desde 2017, Ellen começou o projeto intitulado Eco.fada no Instagram com o objetivo de fortalecer a alimentação popular que dialoga com movimentos sociais, que é menos elitizada e mais acessível. Desde o ano passado, ela compartilha nas redes sociais uma rotina alimentar baseada em produtos do dia a dia, ganhando visibilidade e democratizando o acesso à informação.

Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial
60% brasileiros acreditam que IA traz maior expectativa de ganhos
16/01/2025 às 17:36
Idoso é enganado em ‘golpe do amor’ e perde cerca de R$ 2 milhões
Polícia cumpre mandados e prende suspeitos em operação contra grupo criminoso
03/12/2024 às 19:35
Enem 2024: 4,3 milhões de inscritos farão provas em 3 e 10 de novembro
Número supera em quase 10% o total de inscritos na edição de 2023
24/10/2024 às 09:26
Convenção Summer Sales chega a Natal para impulsionar negócios nesta terça 15
Evento reúne especialistas em estratégias de vendas e lança best-seller, com networking e troca de experiências para empresários e profissionais do setor
14/10/2024 às 18:17
Banco do Brasil e Caixa Econômica devem entrar em greve nesta segunda 9
Segundo o Sindicato dos Bancários do RN, as ofertas feitas pelos bancos não atendem às necessidades dos trabalhadores
09/09/2024 às 08:24
Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46