BUSCAR
BUSCAR
Reconhecimento

Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química

O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
Redação
19/04/2024 | 15:56

Um estudo desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio União Química. Com o título “Uso da metadona no controle álgico pós-operatório em cirurgia bariátrica: ensaio clínico randomizado duplo cego”, a pesquisa foi realizada por Juliana Mendonça Freire, à época, residente do Hospital.

O estudo trouxe informações relevantes para a área da anestesiologia comprovando que a dose única da metadona (medicamento analgésico) no intraoperatorio é suficiente para controle da dor. Sendo assim, o procedimento dispensa a utilização de outros métodos invasivos, como bloqueios de Neuroeixo (sistema nervoso central) ou periféricos. A pesquisa também apontou uma redução no consumo de opioide pós-operatório.

HUOL
Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN) - Foto: Divulgação/HUOL/UFRN

“Na cirurgia bariátrica, um dos grandes desafios pós-operatório é o manejo de sua dor, o que influencia diretamente no tempo de internação hospitalar e satisfação do paciente”, explica Juliana Mendonça. De acordo com ela, além da obtenção de um “melhor manejo álgico” dos pacientes no pós-operatório com a utilização da metadona, o procedimento também contribui com “uma alta hospitalar precoce”.

Estudo que, de acordo com o coordenador da Residência Médica em Anestesiologia do Huol, Wallace Andrino, traz notoriedade e aperfeiçoamento técnico ao Hospital, devido às demandas existentes, gerando melhoria aos atendimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A realização desse estudo teve impacto na instituição dado o grande número de cirurgias bariátricas que são realizadas aqui (…) A rotatividade de leito é um indicador importante ao se tratar de um hospital de referência com grande demanda cirúrgica”, observa. 

Prêmio

A premiação foi direcionada a residentes e médicos em especialização em Anestesiologia no Brasil. Os finalistas participaram da 2ª etapa de avaliação e da classificação final, em São Paulo, no último dia 11 de abril. Ao todo, quatro pesquisadores foram premiados, sendo dois de hospitais da Rede Ebserh: Além de Juliana Mendonça Freire, que conquistou o 3º lugar na categoria “Pesquisa concluída”, Geórgia Coêlho de Alencar Barreto, do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Fortaleza (CE), foi o 1º lugar no prêmio União Química na mesma categoria.

“Foi uma honra levar o nome da nossa instituição e residência médica para um prêmio no âmbito nacional, concorrendo com diversos trabalhos de alto nível”, expressa Juliana. “Ao ser premiada, me senti muito feliz e grata pelo reconhecimento do trabalho de toda equipe, Anestesiologia, Cirurgia e Enfermagem. Sem esse trabalho em conjunto não conseguiríamos realizar a pesquisa e obter os frutos dela”, completa.

Para a pesquisadora, o reconhecimento do estudo desenvolvido na região Nordeste também fortalece novas oportunidades para o setor. “As pesquisas relacionadas a Anestesiologia ainda se concentram nos grandes centros como São Paulo. Esse prêmio traz incentivo para ampliar a pesquisa nessa área em outros serviços e assim contribuir para expansão da pesquisa no nosso país”. 

Moraes quer responsabilizar big techs por publicações em redes sociais
É preciso garantir regulamentação adequada no setor, diz ministro
22/05/2024 às 16:08
Demitido da Petrobras, Prates terá direito a 6 meses de salário extra
Demitido da Petrobras, Jean Paul Prates terá de cumprir seis meses de quarentena, com salário mensal de R$ 133 mil até novembro
21/05/2024 às 15:55
Faustão faz primeira aparição após transplante de rim
Apresentador participou da festa de aniversário do filho caçula
21/05/2024 às 14:23
Batata, banana, laranja e melancia estão mais baratas, segundo a Conab
Cenário é de preço menor também para a banana
20/05/2024 às 12:54
Seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025
Nova taxa prevê pagamento de serviços médicos a vítimas de acidentes
17/05/2024 às 14:58
Analfabetismo cai, mas 11,4 milhões ainda não sabem ler e escrever no Brasil, diz IBGE
Em 13 anos, taxa teve uma redução de 2,6 pontos percentuais, caindo de 9,6% para 7%
17/05/2024 às 14:43
Após tratamento para erisipela, Bolsonaro tem alta de hospital
Ex-presidente estava internado no Hospital Vila Nova Star, São Paulo
17/05/2024 às 13:04
Caixa começa a pagar Bolsa Família de maio
Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado
17/05/2024 às 12:08
Lula sanciona volta da cobrança do seguro Dpvat, mas veta multa por não pagamento
Presidente vetou os artigos que estabeleciam multa pela falta de pagamento do Seguro Obrigatório
17/05/2024 às 12:00
Judiciário repassa R$ 130 milhões para Defesa Civil gaúcha
Tribunal de Contas deverá fiscalizar aplicação dos recursos
16/05/2024 às 16:48
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.