BUSCAR
BUSCAR
Cidades

Parnamirim terá 130 policiais em serviço por noite no Carnaval

Ao todo, 300 profissionais atuarão na segurança pública
Redação
18/02/2023 | 00:09

A Prefeitura de Parnamirim apresentou como será o esquema de segurança para o Carnaval 2023. As prévias da festa começaram no último domingo 12, quando a dupla Pedro e Erick e o aclamado cantor Wesley Safadão levaram mais de 25 mil pessoas à Arena Show Parnamirim. Nesta prévia, que funcionou como um grande teste para a segurança, não foram registradas ocorrências como roubos, furtos ou brigas.

A festa, que está sendo tratada como a maior do estado e da história da cidade Trampolim da Vitória, terá 45 atrações e vai contar com o envolvimento de mais de 300 profissionais por dia para garantir que a folia seja novamente tranquila. Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Agentes de Trânsito, Polícia Penal, Conselho Tutelar, CPRE, Grupamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, este ano com salva-vidas na orla parnamirinense, são algumas das instituições envolvidas. Só da PM, atuarão 130 policiais por noite, podendo esse número aumentar devido à possibilidade de pagamento de diárias operacionais.

noticia 14004 1
Haverá duas delegacias de plantão, uma na Praça São Sebastião e outra nas proximidades do Comeu Morreu - Foto: Ney Douglas / Prefeitura de Parnamirim

Haverá duas delegacias de plantão, uma na Praça São Sebastião e outra nas proximidades do Comeu Morreu. Ambas estão preparadas para atender o cidadão da melhor forma possível. Dezoito câmeras de monitoramento conectadas ao Coi e ao Ciosp funcionarão 24h/dia em todo o trajeto dos foliões. Duas torres com visibilidade privilegiada também abrigarão equipes de segurança, uma próximo ao Hotel Village do Sol e outra na Praça São Sebastião.

Trânsito

Já a partir de sexta-feira 17, as equipes de trânsito deram início ao trabalho de orientação dos motoristas,pois a Avenida Márcio Marinho foi totalmente fechada para veículos. O tráfego é direcionado para a Avenida São Sebastião, que funciona em duplo sentido. Para facilitar o trânsito de veículos de moradores em meio à interdição, a Prefeitura de Parnamirim entregou placas de identificação com a mensagem “Morador”.

Transporte

A frota da linha Interbairros 5 – Nova Parnamirim/Pirangi (Pirangi, Rota do Sol, Cidade Verde, Av. Maria Lacerda e Av. Abel Cabral) vai atender a população com 5 veículos; Já a linha Interbairros 6 – Nova Esperança/Pirangi (Pirangi, Cajupiranga, Centro, Bonnor, Caic e UPA) vai funcionar com 16 carros. O terminal dessas duas linhas funcionará ao lado do Supermercado Super Show de Pirangi. A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim (Sesdem) já solicitou ao DER um aumento na frota de veículos que fazem o transporte intermunicipal. Haverá também um ponto de táxi próximo à Praça São Sebastião.

Paredões de som

O Decreto nº 6.179/2020 veda a utilização e funcionamento dos “paredões de som” ou equipamentos de som assemelhados por particulares nas vias, praças, praias, e demais logradouros públicos de Parnamirim, durante o período de carnaval. Os órgãos municipais e policiais farão a fiscalização para garantir o fiel cumprimento da lei. Qualquer inconveniente, os canais 190 e 156 estão à disposição da população.

Saúde

O Hospital Márcio Marinho estará com equipes de plantão prontas para atender a população 24h/dia. Serão 6 ambulâncias e um ponto de atendimento na Praça São Sebastião. O acesso ao Hospital de Pirangi será pelas ruas Carmi de Souza, José Sátiro de Macedo e Maria Cristina Xavier.

Festa

No polo Pirangi, o Carnaval de Parnamirim terá trios, pranchões, orquestras de rua pela orla e festa até 3h da manhã todos os dias. Durante a noite, as equipes da Prefeitura de Parnamirim e das demais forças de segurança abordarão os foliões que estiverem em posse de garrafas ou recipientes de vidro. Quem for encontrado nessas condições vai receber das equipes squeezes (garrafas de plástico) e será convidado a entregar o material de vidro. Tudo com o objetivo de reduzir o risco de acidentes com o material perfurocortante. Cerca de 100 homens estarão envolvidos com a limpeza imediata do local, assim que os foliões passarem. O Carnaval encerra na quarta-feira 22, às 17h, com o tradicional Bloco das Vassourinhas, voltado aos trabalhadores da limpeza urbana.l

Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46
IBGE: calamidade prejudica coleta de preços para cálculo da inflação
Instituto precisou imputar preços de hortaliças e verduras
28/05/2024 às 12:12
Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira
Até o dia 15, haviam sido renegociados mais de R$ 12,92 bilhões
27/05/2024 às 16:07
Nível do Guaíba em Porto Alegre volta a ficar abaixo dos 4 metros
Defesa Civil municipal alerta para risco de mais chuvas
27/05/2024 às 15:23
Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje
Até o momento, estão contemplados com o auxílio 369 municípios gaúchos
27/05/2024 às 13:27
Magda Chambriard toma posse como presidente da Petrobras
Ela assumiu logo após ser eleita pelo Conselho de Administração
24/05/2024 às 12:12