O Centro Espírita Irmãos do Caminho (CEIC), em Natal, debaterá em uma programação de palestras a mediunidade, transtornos psíquicos, suicídio, sexualidade, vícios e tudo que pode afligir os jovens atualmente. O seminário “Espiritismo e a Nova Geração” será realizado nos dias 9 (sábado) e 10 (domingo) de setembro, envolvendo as temáticas sobre as quais o Espiritismo aborda de maneira responsável. A entrada é gratuita.
O casal Marcos Leal e Luana Farache participará do evento, e ministrará palestras acerca da sexualidade sob a visão espírita. Marcos, por exemplo, estuda a temática há pelo menos 15 anos e atua como evangelizador espírita, além de ocupar a coordenação estadual da juventude da Federação Espírita do Rio Grande do Norte (FERN). “Participo de grupos de estudo sempre trazendo a visão espírita e da ciência. Em 2022, lancei um livro reunindo os conhecimentos gerais sobre a sexualidade”, contou ele, em entrevista ao AGORA RN.
Intitulado “Sexualidade: o que dizem os Espíritos e a Ciência”, o livro está disponível na Amazon (link para compra: amzn.to/377oP9k) e tem 50% da arrecadação destinada à ONG ATTRANSPARÊNCIA, que acolhe pessoas trans no RN. Os outros 50% são direcionados para instituições assistenciais espíritas. “O objetivo é trazer uma visão acolhedora, de respeito às diversidades, de compreensão de si mesmo e do outro”, contou Marcos.
A palestra dele no evento do CEIC será sobre “Energias Sexuais”, que abordará o tabu acerca da sexualidade. “Nós vemos na sociedade dois extremos. Ou tudo pode, sem responsabilidade e banalização do tema na mídia, ou é proibido falar, é imoral, pecado. São várias formas de ver. Mas a doutrina espírita traz uma visão muito natural sobre o que é o sexo”, explicou.
As energias sexuais são as energias criativas do ser, conforme Marcos. “Sobre as pessoas LGBT+, por exemplo, trazemos uma visão de que a orientação sexual é uma condição do espírito, e que cada um tem sua trajetória e aprendizado. Temos uma perspectiva acolhedora, e pregamos igualdade para todos”.
O objetivo da palestra é debater e levar esclarecimentos para a comunidade jovem. “Os jovens não conversam com os pais sobre sexo. Por causa da falta de conhecimento, eles vivem em dúvida entre o certo e o errado. Precisamos de acolhimento, de compreensão, de boas relações afetivas. Diria que precisamos ressignificar a visão do sexo”, pontuou Marcos.
Assessora da área de infância e juventude na FERN, Luana Farache debaterá as “Expressões do Ser” dentro do espectro da sexualidade. “Nós estamos em contato com os jovens e sempre mantemos um canal aberto de comunicação. Percebemos que é muito crescente a necessidade de se falar sobre isso, para fugir da ideia de pecado. Essa crença ainda é motivo de sofrimento para muitas pessoas, principalmente os jovens que ainda estão se descobrindo”, explicou.
Segundo Luana, muitos jovens lidam com questionamentos sobre o assunto. “A vivência se torna um conflito entre o que a pessoa deseja e o que diz a religião. Muitos enfrentam processos depressivos, principalmente quando fogem da heteronormatividade. Vendo esse sofrimento, lembramos que o grande propósito da doutrina espírita é consolar através do esclarecimento”.
A palestra de Luana terá dois principais pontos de abordagem. “Primeiro, entendendo que a energia sexual é potente e está presente o tempo inteiro, como empregaremos essa energia em nossa vida? Vamos focar em conceitos orientadores, que a ciência traz muito bem através da psicologia. O segundo tópico será voltado para a energia sexual na relação com o próximo, é onde entra a afetividade. Vamos falar sobre respeito, responsabilidade afetiva, em todos os tipos de relações pessoais”.
Sideniro Santana, presidente do CEIC, convida a população para a programação. “É muito importante debater sobre esse assunto. Então fica o convite para qualquer pessoa, independente de crença ou religião, para refletir conosco”.
Programação
Endereço do CEIC: Avenida Praia de Muriú, 9150,
no bairro de Ponta Negra, em Natal
Sábado, 9 de setembro
Abertura
– 15h00 – “Musical Sementes do Amanhã” (Alunos da Escola Casa do Caminho/CEIC)
Palestra – Tema Mediunidade
– 15h45h – “O despertar da mediunidade” (Gonçalo Queiroz – CE)
– 16h15 – “Refinando a mediunidade” (Victor Hugo – MG)
Palestra – Tema Transtornos Psíquicos
– 16h45 – “Causas atuais das aflições”(Gonçalo Queiroz – CE)
– 17h15 – “A felicidade não é desse mundo” (Gustavo Silveira – MG)
l17h45 – Intervalo
Palestra – Tema Suicídio
– 18h – “Esperanças e Consolações” – (Gustavo Silveira – MG)
– 18h30 – “Combatendo as sombras” – (Victor Hugo – MG)
Momento interação
– 19h – Perguntas e respostas (Victor Hugo – MG, Luana Farache – RN, Gustavo Silveira – MG, Gonçalo Queiroz – CE e Marcos Leal – RN)
Domingo, 10 de setembro
Abertura
– 9h00 – Exórdio e prece
Palestra – Tema Sexualidade
– 9h15h – “Expressões do ser” (Luana Farache – RN)
– 9h45 – “Energia Sexual” (Marcos Leal – RN)
Palestra – Tema Vícios
– 10h15 – “Vícios” (Gonçalo Queiroz – CE)
– 10h45 – “Natureza espiritual dos vícios” (Gustavo Silveira – MG)
– 11h15 – “Ajuda-te a ti mesmo” (Victor Hugo – MG)
Momento interação
– 11h45 – Perguntas e respostas (Victor Hugo – MG, Luana Farache – RN, Gustavo Silveira – MG, Gonçalo Queiroz – CE e Marcos Leal – RN)
Encerramento
– 12h15 – Musical “Coral do Caminho”