BUSCAR
BUSCAR
Política

Operação investiga doações na pandemia e mira em Pedro Lopes

Investigação apura possíveis desvios de doações de produtos arrecadados durante a pandemia de Covid-19 em 2020
Tiago Rebolo
09/03/2023 | 07:51

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu nesta quarta-feira 8 quatro mandados de busca e apreensão no âmbito de uma operação deflagrada para apurar possíveis desvios na Controladoria-Geral do Estado (Control), órgão que faz a auditoria interna de processos do Governo do Estado e assessora a aquisição de bens e serviços pelas secretarias.

A operação foi realizada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Segundo a Polícia Civil, os mandados foram cumpridos em Natal e outros municípios da região metropolitana. “A investigação transcorre em sigilo e deve prosseguir até a completa elucidação dos fatos apurados”, informou a polícia.

Pedro Lopes 11
Secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Pedro Lopes - Foto: José Aldenir/Agora RN

Os supostos desvios teriam sido ocorridos em 2020, realizados por servidores e ex-servidores públicos que visavam cargos eletivos. Os nomes dos funcionários envolvidos e mais detalhes sobre a investigação não foram divulgados.

A reportagem apurou, no entanto, que o principal alvo da operação é o auditor fiscal Pedro Lopes, que na época era o chefe da Controladoria-Geral do Estado. Atualmente, ele é secretário estadual de Administração e Recursos Humanos. Em 2022, ele foi candidato a deputado estadual pelo PT.

Fontes do AGORA RN indicam que a investigação apura possíveis desvios de doações de produtos arrecadados durante a pandemia de Covid-19 em 2020.

No auge da pandemia, a Control funcionou como uma centralizadora das doações de itens relacionados a pandemia e distribuía para instituições filantrópicas cadastradas no órgão. Os programas criados foram o RN Chega Junto e o RN Mais Seguro.

A polícia identificou que algumas das entidades que estavam listadas na Controladoria não existiam. A investigação apura se esses produtos teriam sido desviados através desses “cadastros fantasmas” com finalidade eleitoral, para compra de votos.

Ontem, a polícia esteve na casa do ex-controlador cumprindo mandados de busca e apreensão. Além dele, outros dois servidores da Controladoria também são alvos da investigação.

Um dos mandados da operação desta quarta-feira foi cumprido na própria sede da Control, que hoje é comandada pela advogada Luciana Daltro.

Em nota, a Control afirmou que está à disposição das autoridades para esclarecimentos e acrescentou que “determinou a instauração imediata de auditoria sob escopo investigativo para apurar eventuais desvios de condutas praticados pelos servidores e ex-servidores”.

“Na mesma linha, a Control expediu comunicação à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), relatando o fato, para que proceda com a designação formal de procuradores para o acompanhamento do caso. Ademais, esta Controladoria determinou à Corregedoria-Geral a abertura de procedimento para apurar a responsabilidade dos servidores e ex-servidores envolvidos”, afirmou o órgão.

O Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol) também se pronunciou sobre o caso. “A ação reforça o caráter isento da investigação realizada pelos policiais civis e demonstra o comprometimento da categoria com as atribuições de suas funções, zelando pelo patrimônio público e atuando de maneira incansável para combater atos ilícitos, independente da esfera que seja”, diz a nota, acrescentando que a investigação tem “a responsabilidade e a independência que a função exige”.

PSDB de Parnamirim decide permanecer na base de apoio de Taveira
Articulação junto ao PSDB foi realizada pelo deputado estadual Taveira Júnior (União Brasil)
18/05/2024 às 13:05
Isolda mantém nome na disputa em Mossoró:“Estamos no jogo”
Deputada estadual reafirma compromisso do PT com candidatura própria, mas mantém diálogo com outras forças políticas para unificar a oposição e enfrentar o prefeito Allyson
18/05/2024 às 07:02
Carlos Eduardo não deve recorrer de decisão que absolveu Rogério Marinho
Ex-prefeito é aconselhado a focar nas eleições municipais após TRE-RN absolver Marinho de acusação de abuso de poder econômico e político
18/05/2024 às 07:00
Presidente do PSDB confirma Datena como pré-candidato do partido a prefeito de São Paulo
Agora, o partido trabalhará com a possibilidade de uma chapa-pura para a disputa municipal
17/05/2024 às 21:59
Moraes pede que PGR avalie arquivamento de inquérito contra Bolsonaro
Ação investiga denúncia de interferência do ex-presidente na PF
17/05/2024 às 21:38
Toffoli gasta R$ 100 mil do STF com diárias de um segurança em Londres e Madri
Supremo diz que contratar segurança no exterior é mais caro; quantia corresponde ao pagamento de 25 diárias
17/05/2024 às 19:26
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
Zanin suspende por 60 dias decisão que barrou desoneração da folha
17/05/2024 às 19:15
Bolsonaro pede indenização de R$ 50 mil a Boulos por falas sobre morte de Marielle Franco
Além do pagamento em dinheiro, o ex-presidente pede que Boulos se retrate nas redes sociais
17/05/2024 às 12:54
General Girão se defende: “Não vi preocupação com o povo gaúcho”
Girão foi apontado pelo Psol como disseminador de desinformação e notícias falsas sobre os resgates dos atingidos pela tragédia climática no Rio Grande do Sul
17/05/2024 às 08:11
Barroso propõe tese para evitar assédio judicial contra jornalistas e imprensa
STF vai continuar na quarta-feira 22 julgamento de ações propostas por associações de jornalismo contra a prática usada para constranger profissionais
16/05/2024 às 20:42
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.