BUSCAR
BUSCAR
Afeto

ONG acolhe pacientes com câncer em Natal: “Me sinto melhor porque não estou só”

Casa abriga pacientes com câncer adultos e idosos com a doença e com renda familiar de até 2 salários
Nathallya Macedo
31/10/2023 | 08:30

“Faço tratamento com psicóloga e recebo muito amor. Aqui é minha casa”. É assim que Francisca das Chagas, de 51 anos, define a organização sem fins lucrativos Onco e Vida, que fica localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal. A instituição acolhe há 8 anos pacientes diagnosticados com câncer, e transforma realidades.

Francisca Das Chagas tem 51 anos. Foto: José Aldenir / Agora RN
Francisca Das Chagas tem 51 anos. Foto: José Aldenir / Agora RN

Veronica Janaína de Paula também é uma das mulheres assistidas pela entidade. Em 2018, a vida dela deu uma reviravolta quando foi diagnosticada com câncer de mama aos 38 anos. O diagnóstico veio após Veronica buscar ajuda médica devido a dores nas mamas. O carcinoma ductal in situ foi detectado, e ela passou por uma cirurgia. Contudo, a batalha estava apenas começando.

Atualmente, 150 pacientes com câncer recebem acolhimento na ONG Onco e Vida. Foto: José Aldenir / Agora RN
Atualmente, 150 pacientes recebem acolhimento na ONG Onco e Vida. Foto: José Aldenir / Agora RN

Em 2022, Veronica começou a sentir uma dor intensa na região pélvica. Novamente, procurou auxílio médico e, após uma ressonância, recebeu um diagnóstico difícil: havia pelo menos dez nódulos no fígado. A célula cancerígena que antes residia em sua mama havia percorrido sua corrente sanguínea, encontrando um novo abrigo no órgão. Com o diagnóstico, ela se tornou uma paciente paliativa de grau 4. “Estou vivendo cada dia de uma vez com toda a fé do mundo”, disse ela.

Determinada a não desistir, Veronica iniciou tratamentos de quimioterapia e hormonioterapia, abraçando a luta com coragem e esperança. Durante sua jornada, Veronica encontrou apoio e acolhimento na Onco e Vida, que cruzou seu caminho em 2018 graças à indicação de uma amiga. Na instituição, Veronica conheceu pessoas que compartilhavam vivências semelhantes.

Veronica Janaína de Paula, de 43 anos. Foto: José Aldenir / Agora RN
Veronica Janaína de Paula, de 43 anos. Foto: José Aldenir / Agora RN

Ela descreve o ambiente da instituição como um lugar onde é possível viver, sorrir e brincar, e, o mais importante, onde a esperança é uma constante. “Aqui me sinto melhor porque vi que não estou só. Não nos entregamos”, afirmou ela.

Veronica também relembrou um momento emocionante da própria trajetória. “Certo dia, estava em um supermercado com meu marido quando jovens voluntárias se aproximaram e venderam um cofrinho, em busca de ajuda para uma instituição. Tempos depois, fui arrumar o meu guarda-roupa e achei o cofrinho, vi que era da Onco e Vida. Sem saber, nós fizemos o bem e tivemos o retorno. Hoje estou sendo assistida, tendo apoio e acolhimento que eu nem sonhava naquele tempo. Essa doença é ruim, mas a gente aprende muito com ela”, relatou.

Assim como Veronica, José Flávio Pimenta também é acolhido pela Onco e Vida. Paulista de 50 anos, José mora na Zona Norte da capital potiguar e trabalhava com artes gráficas. Em 2020, durante um dia de trabalho, o peito dele se abriu, e então ele descobriu que estava com câncer de mama.

“Quando comecei o tratamento, me perguntei como iria sobreviver porque eu não tinha mais como trabalhar. Tive que ser forte e buscar ajuda. Um pastor me contou sobre a instituição. Como eu não tenho família em Natal, considero que ganhei uma aqui. Eu era ‘grandão’, pesava 102 kg, e já emagreci 26 quilos com a ajuda nutricional da Onco e Vida”.

José Flávio Pimenta tem 50 anos. Foto: José Aldenir / Agora RN
José Flávio Pimenta tem 50 anos. Foto: José Aldenir / Agora RN

História

A casa existe desde agosto de 2015, e acolhe pacientes adultos e idosos diagnosticados com câncer, que tenham renda familiar de até dois salários mínimos. A organização oferece uma ampla gama de serviços, incluindo tratamentos de fisioterapia, apoio psicológico, cuidados odontológicos, orientação jurídica, assistência alimentar e nutricional, além de proporcionar atividades enriquecedoras, como oficinas de dança e artesanato.

Atualmente, Onco e Vida é um refúgio de apoio para 150 pacientes em sua jornada de combate à doença. A instituição fica na rua Cônego Luiz Wanderley, nº 1317, no bairro de Lagoa Nova.
A assessoria jurídica ajuda pacientes a conseguirem medicamentos e exames de alto custo. A ONG é mantida com doações, que podem ser realizadas através das redes sociais (instagram.com/oncoevida) e site (www.oncoevida.org.br).

“Trabalhar com oncologia é vida, conseguimos ressignificar muitas coisas e dar importância a pequenos momentos. São pessoas que enfrentam uma doença séria, mas que buscam viver seus dias com intensidade. A instituição tem esse poder transformador, pois somos uma rede de apoio”, frisou Michely Costa, responsável pela Onco e Vida.

Michely Costa é responsável pela Onco e Vida. Foto: José Aldenir / Agora RN
Michely Costa é responsável pela Onco e Vida. Foto: José Aldenir / Agora RN

Ações

Nesta segunda-feira 30, deputadas estaduais que compõem a Frente Parlamentar da Mulher, da Assembleia Legislativa do RN, estiveram presentes na Onco e Vida e participaram de uma roda de conversas. Ficou definido que as parlamentares acompanharão as necessidades dos pacientes com câncer.

Em novembro, a Onco e Vida realizará uma exposição no Natal Shopping e no Partage Norte Shopping com fotografias de pacientes durante e no pós-tratamento contra o câncer. Já no dia 2 de dezembro, ocorrerá a 1ª “Oncorrida”, com o objetivo de promover saúde e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Com largada prevista para às 16h do dia 2 de dezembro, a corrida terá percurso total de 5 Km no campus da UFRN. As inscrições estão abertas através do perfil do Instagram e do site doity.com.br/oncorrida. A inscrição custa R$ 70 e o participante receberá um kit atleta (camiseta, medalha, número e chip).

Pacientes recebem alimentação. Foto: José Aldenir / Agora RN
Pacientes recebem alimentação. Foto: José Aldenir / Agora RN

Vídeo: Cachorro é entregue morto a tutor após falha de companhia aérea
A GOL Linhas Aéreas admitiu que o desvio da rota do cachorro Joca para Fortaleza foi o resultado de uma falha operacional
23/04/2024 às 16:14
UFRN prevê retomada de obras da antiga Faculdade de Direito ainda este semestre
Reforma e restauração do prédio da antiga Faculdade de Direito foi paralisada para cumprimento de novos projetos solicitados pelo Iphan
23/04/2024 às 13:20
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades
Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
22/04/2024 às 21:34
Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante
22/04/2024 às 17:40
Justiça Federal do RN debate demandas sobre cotas para pardos em concursos públicos
Debate vem do aumento da demanda, na Justiça Federal do RN, sobre os questões envolvendo a designação de "pardos" em concursos públicos.
22/04/2024 às 14:44
Bairro Nordeste recebe serviço gratuito de mamografia oferecido pela SMS Natal
De 22 a 26 de abril, os serviços de mamografia estão sendo ofertados na Unidade de Saúde Bairro Nordeste
22/04/2024 às 10:01
IBGE: 1% mais rico ganha 39,2 vezes mais do que 40% mais pobres
Os dados a respeito da renda da população residente no Brasil constam na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE
19/04/2024 às 21:57
Pesquisa de residente do Huol-UFRN conquista 3º lugar no prêmio nacional União Química
O estudo na área da Anestesiologia trouxe evidências sobre a utilização eficaz da metadona no controle da dor em cirurgia bariátrica
19/04/2024 às 15:56
DPU cria grupo de assistência a indígenas, negros e quilombolas em processos judiciais
Medida cumpre a missão da defensoria de prestar atendimento jurídico integral e gratuito às populações vulneráveis
19/04/2024 às 14:14
Cerca de 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico começam a ser notificados
O alerta chegará pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O último prazo para realização do teste é dia 30 de abril
17/04/2024 às 17:53
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.