A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse em evento nesta terça-feira 9 que a obra da engorda de Ponta Negra “sempre foi tocada com toda prioridade” pelo Governo do Estado através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A declaração vem após um ato realizado nesta segunda 8 em frente à sede do órgão.
“A obra importantíssima para Natal e para o Rio Grande do Norte. Ela sempre foi tratada com toda prioridade e celeridade pelo Governo através do idema. Mas sempre respeitando a autonomia técnica do órgão”, afirmou a chefe do Executivo estadual.
O evento apresentou dados e indicadores que destacam o impacto das ações de Segurança no turismo do Rio Grande do Norte. Questionada sobre a engorda, a governadora garantiu que a orientação da gestão estadual é para dar celeridade ao processo.
Ato cobrou licença
Na manhã de segunda, manifestantes cobraram que o Idema conceda as licenças ambientais necessárias para o início da obra de engorda da Praia de Ponta Negra. O ato, em frente à sede do órgão, teve a presença do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), deputados estaduais e vereadores.
Houve confusão na entrada do prédio, e o Governo do Estado publicou nota repudiando a ação.
De acordo com o Idema, faltam 17 itens de informação para que o órgão possa concluir a análise de pedido de licença ambiental do projeto de engorda da praia de Ponta Negra. O presidente do Idema, Werner Farkat, explicou que após receber as informações será preciso prazo de até 30 dias para a análise. “Estamos com uma equipe de 25 técnicos trabalhando para agilizar este processo. Mas é preciso que a prefeitura de Natal entregue as informações necessárias”, afirmou Farkat.
Durante o ato, o prefeito Álvaro Dias disse que o Governo do Estado retarda obras na malha viária da capital potiguar de propósito.