BUSCAR
BUSCAR
Obras
Obra de enrocamento de Ponta Negra deve ser entregue no fim deste mês
O enrocamento abrange a área desde o hotel Serhs até o início do calçadão de Ponta Negra
Redação
08/12/2023 | 10:30

As obras de enrocamento e defesa costeira na praia de Ponta Negra, localizada no litoral Sul, atingiram um progresso de 91,30% e deve ser entregue até o fim do mês, conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Essa iniciativa, realizada em colaboração entre a Prefeitura do Natal e o Governo Federal, tem como propósito instalar 19 mil blocos de concreto e funcionará como complemento para a futura obra de engorda da praia de Ponta Negra, programada para iniciar em 2024.

O enrocamento abrange a área desde o hotel Serhs até o início do calçadão de Ponta Negra (considerando que, nesse último trecho, já existe uma proteção até a altura do morro do Careca). A extensão total da estrutura será superior a 1.173 metros.

O secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, destacou que o investimento total nos dois projetos (enrocamento e engorda) está estimado em R$ 110 milhões. O projeto compreende três fases, sendo a primeira o processo de enrocamento, com blocos de pedras ao longo da praia para proteger o calçadão contra a erosão marinha. A obra também inclui a construção de sete escadas e quatro rampas de acesso à praia, com um investimento de R$ 23,5 milhões.

A engorda, etapa subsequente, implica a criação de um aterro ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra, visando alargar a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta. O projeto prevê o uso de aproximadamente 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia provenientes de uma jazida, com características semelhantes às da praia de Ponta Negra. A areia necessária será obtida de um banco de sedimentos no mar, situado a 6 km da costa, nas proximidades do farol de Mãe Luíza, na zona Leste.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.