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Alimentação
Nutricionista dá dicas de alimentos ideais para consumo no verão
Estação mais quente do ano segue até março e os potiguares devem encarar altas temperaturas no período. Nutricionista Fabrícia Mesquita indica os melhores produtos para consumo
Redação
15/01/2021 | 08:48

O verão desperta uma necessidade de dar mais atenção ao corpo, não só por questão estética, mas porque as altas temperaturas representam um ser inimigo para a circulação sanguínea. Com o excesso de calor, as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. Por todas essas razões é necessário ter uma boa alimentação no verão.

A ideia é chegar aos dias mais quentes com saúde e vontade de curtir o sol sem preocupação. De acordo com a nutricionista Fabrícia Mesquita, da coluna Sal & Pimenta, os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, as verduras e os legumes, já que são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes. Ela ainda alerta para a importância de ingerir bastante água.

Nutricionista dá dicas de alimentos ideais para consumo no verão
Fabrícia Mesquita é nutricionista e assina a coluna Sal & Pimenta. Foto: Cedida

Vale salientar que as atividades físicas também são importantes para manter o corpo saudável. Além de melhorar a circulação, reduz e controla algumas doenças como a diabete, e também promove o bem-estar físico e mental. Mas é importante ressaltar que é recomendável evitar horários entre 10h às 16h, para corrida de rua, por exemplo, onde o sol está muito forte e pode causar insolação e desidratação.

Agora RN – O que consumir e o que não consumir nessa estação quente?

Fabrícia Mesquita – O verão é uma estação amada por muitos, dias ensolarados, dias que pedem piscina, praia. Mas não devemos esquecer dos cuidados que devemos ter, como usar protetor solar e ter uma alimentação balanceada. Alguns alimentos importantíssimos nessa estação para que não fiquemos desidratados são: a melancia tem um alto poder de hidratação, água de coco é um repositor mineral natural, o tomate que é rico em antioxidantes, as saladas de folhas que são leves e vai melhorar sua digestão, os frutos do mar, que são a cara do verão, e vai te auxiliar nos radicais livres, a cenoura, que é rica em betacaroteno pra quem quer se bronzear, pois ajuda na produção de melatonina, e as frutas cítricas que são fonte de vitamina C, como a laranja e o limão, consumidos puros ou em forma de suco, vai melhorar sua pele.

Agora RN – Quais alimentos devemos amenizar no verão? Como conservar os alimentos no calor?

Fabrícia Mesquita – Os alimentos gordurosos e com muito sal vão te ajudar a desidratar, fazendo com que a sua digestão fique mais lenta. Cada alimento possui um cuidado e um armazenamento diferente do outro. Dê preferência aos potes de vidro, eles são mais porosos, e as matérias vão ficar mais facilmente aderidas a eles. Guarde um alimento separado do outro para evitar a contaminação cruzada. Você pode utilizar o papel manteiga, papel filme, papel alumínio, para embrulhar o seu alimento e levar à geladeira, tudo separado para evitar a contaminação. Abuse do seu congelador e da sua geladeira para que os alimentos aguentem nessa estação de calor.

Agora RN – Quais são os alimentos que hidratam nessa estação?

Fabrícia Mesquita – Nós já sabemos a importância da água, mas também podemos optar por alimentos que em sua composição tem bastante água. Nos grãos: temos o arroz integral, o feijão cozido carioca, que possui 80,4% de água na sua composição. Nas frutas: a banana prata, o abacate, a acerola, que possui 90,5% de água em sua composição, o abacaxi, a melancia e o melão, que são ótimos. Nos legumes: temos a cenoura, a abóbora e a abobrinha italiana – que possui 93,4% de água em sua composição. Nas verduras temos o espinafre que possui 94% de água na composição, o agrião, a couve-manteiga.

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